Mais de sete mil cirurgias vão ser realizadas pelo projeto “Opera Rondônia”; procedimentos acontecem em 11 municípios
Os procedimentos começaram a ser realizados nesta quinta-feira (20) em Rolim de Moura e será realizada nos demais municípios, conforme a capacidade operacional.
O projeto “Opera Rondônia” tem o objetivo de ofertar recursos voltados para atenção de média e alta complexidade no Estado. Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), através do programa, serão realizadas 7.565 cirurgias eletivas e 84.716 procedimentos, nos municípios de Nova Mamoré, Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Rolim de Moura, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Vilhena. O recurso destinado será no valor total de R$ 13.241.392,00 (treze milhões duzentos e quarenta e um mil trezentos e noventa e dois reais).
Os procedimentos começaram a ser realizados nesta quinta-feira (20) em Rolim de Moura e será realizada nos demais municípios, conforme a capacidade operacional de cada unidade hospitalar e região de saúde, não deixando de priorizar o atendimento de urgência e emergência, como também aos casos de covid-19.
Entre os procedimentos estão: tratamento cirúrgico de hidrocele; hemograma; raio-x de tórax; exames de ureia; consulta em cirurgia geral; consulta cardiológica; transaminase oxalacética (Tgo) e transaminase pirúvica (Tgp); ultrassonografia; eletrocardiograma; dosagem de bilirrubina total e frações; coagulograma e creatinina. O projeto também busca realizar o atendimento de pacientes que aguardam há muito tempo a realização de procedimentos eletivos.
O secretário de saúde, Fernando Máximo destaca a importância desta ação para os municípios. “O recurso disponibilizado pelo “Opera Rondônia”, irá diminuir a alta demanda por procedimentos eletivos, além de reduzir o tempo de espera para a realização das cirurgias. Acreditamos que 2022 será um ano de realizações de projetos que ficaram pendentes por causa da pandemia da covid-19”, afirma.
Os valores serão liberados de acordo com a necessidade de cada município.
PROCEDIMENTOS REALIZADOS EM CADA MUNICÍPIO
Nova Mamoré: Hernia Inguinal Lateral; Hernioplastia Epigástrica; Fistulectomia/Fistulectomia Anal; Tratamento Cirúrgico Hidrocele; Vasectomia Ooforectomia/Oforoplastia; Cisto litotomia/ retirada de corpo estranho na bexiga; Colpoperineoplastia anterior e posterior; Exérese de tumor de pele e anexo/Cisto sebáceo/Lipoma; Excisão e sutura de lesão na pele com plástica em z ou rotação de retalho.
Porto Velho: Histerectomia Total (por via vaginal); Histerectomia Total (por via abdominal); Histerectomia Subtotal; Colpoperineoplastia; Laqueadura Tubária Bilateral; Vasectomia Bilateral;
Ariquemes: Colecistectomia; Hemorroidectomia; Histerectomia Total; Hernioplastia Epigástrica; Hernioplastia (Herniorrafia) Incisional; Hernioplastia (Herniorrafia) Inguinal Bilateral; Hernioplastia (Herniorrafia) unilateral; Hernioplastia (herniorrafia) umbilical; Vasectomia; Ooforectomia; Curetagem Semiótica com ou sem dilatação do colo do útero; Laqueadura tubaria.
Ouro Preto do Oeste: Histerectomia; Colecistectomia; Hernia ingual bilateral; Hernioplastia epigástrica; Hemorroidectomia; Fistulectomia/ Fistulectomia anal; Operação de Burch; Tratamento cirúrgico de hidrolecele; Tratamento cirúrgico de varicocele; Vasectomia; Postectomia; Salpingo plastia Videolaparoscopia; Ooforectomia/Oforoplastia; Cistololitotomia/ retirada de corpo estranho de bexiga; Colpoperineoplastia Anterior e Posterior; Nefrectomia parcial; Exérese de tumor de pele e anexos/Cisto Sebáceo/Lipoma; Excisão e sutura de lesão na pele com plástica em z ou rotação de retalho.