Imunização das crianças contra a covid-19 é prioridade no retorno das atividades rotineiras nas unidades de saúde
O município imunizou, até o momento, pouco mais de 10% das crianças entre 5 e 11 anos e precisa avançar na cobertura vacinal para que o ambiente escolar seja mais seguro.
Todas as unidades básicas de saúde de Porto Velho retornarão às atividades rotineiras na próxima segunda-feira (14), mantendo as salas exclusivas para a imunização dos moradores contra a covid-19. A prioridade, agora, é a imunização das crianças a partir de 5 anos.
O corpo de vacinadores da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) foi totalmente capacitado para o atendimento infantil e será reforçado por trabalhadores que estavam afastados por orientação médica. “Os pais poderão levar os filhos para receber a vacina em qualquer uma das nossas unidades”, anunciou a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Eliana Pasini.
A pasta está finalizando o planejamento para que a imunização seja feita também no ambiente escolar. A estratégia é debatida com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e vai incluir, inicialmente, a conscientização dos pais.
A etapa seguinte será definir a ordem das escolas em que a vacinação será feita, tendo como o dia mais viável o sábado.
COBERTURA
O município imunizou, até o momento, pouco mais de 10% das crianças entre 5 e 11 anos e precisa avançar na cobertura vacinal para que o ambiente escolar seja mais seguro. As unidades já seguem um rigoroso protocolo sanitário.
“A principal barreira para que a imunização contra a covid-19 avance, é a disseminação de informações falsas que devem ser enfrentadas com informações confiáveis sobre os avanços da ciência no enfrentamento da pandemia. Se você tem alguma dúvida, questione, pesquise em fontes seguras. A redução dos casos graves de infecção por covid-19 é uma resposta de que a vacina é eficaz”, explica a enfermeira Oseane Alves, da Divisão de Imunização da Semusa.