Mais uma edição do Programa “Rondônia Cidadã” foi realizada no último final de semana, dessa vez em Cacoal. No sábado (19) e no domingo (20), a população teve acesso a uma série de serviços essenciais nas mais diversas áreas. Ao todo, 379 atendimentos foram realizados nos dois dias do programa executado pela Secretaria de Estado de Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), em parceria com diversos órgãos estaduais.
Em Cacoal, os serviços mais procurados foram a emissão de primeira e segunda vias de documentos como Registro Geral (RG), (Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Mas além destes, outros serviços estiveram à disposição e foram procurados pela população.
A própria Seas, por exemplo, tem aproveitado as edições do “Rondônia Cidadã” para fortalecer e divulgar projetos desenvolvidos pela Secretaria, entre eles: o “Mulher Protegida”. “A participação vem para dar essa orientação e passar conhecimento para as mulheres que precisam e para todos os cidadãos, de uma forma geral. O objetivo é que cada vez mais as pessoas conheçam esse programa do Governo do Estado que surgiu para auxiliar as mulheres vítimas de violência, que estão sobre medida protetiva”, explicou a psicóloga Rosangela Aniceto.
O “Mulher Protegida” foi criado para fortalecer a rede de atendimento e proteção da mulher. Além de proteger a vítima contra o agressor, o programa promove um auxílio financeiro à mulher em situação de vulnerabilidade socioeconômica no valor de R$400 por até seis meses.
Durante a ação em Cacoal, A Seas também fez a entrega de 20 kits de enxoval do programa “Mamãe Cheguei”, que contempla gestantes com kits completos, contendo diversos itens para os bebês.