Porto Velho e Juventude entram em campo nesta quarta-feira, às 16h30 (de Brasília), no estádio Aluízio Ferreira, na capital de Rondônia, em duelo válido pela primeira fase da Copa do Brasil.
Será o primeiro confronto da história entre as duas equipes. Na primeira etapa da Copa do Brasil, o time que joga em casa precisa obrigatoriamente vencer para avançar de fase. Com isso, o Juventude se classifica até mesmo com um empate após os 90 minutos. Quem passar de fase enfrentará o vencedor do duelo entre Real Noroeste-ES e Operário-PR, que também jogam nesta quarta-feira.
Em sua segunda participação na Copa do Brasil, a Locomotiva busca avançar pela primeira vez à segunda fase da competição. Em 2021, o clube acabou eliminado pelo Ferroviário-CE, após perder por 1 a 0, dentro de casa. A partida contra o Juventude será a primeira da equipe na atual temporada. Isso porque o duelo de estreia pelo Rondoniense contra o Pimentense, que seria realizado no último final de semana, foi adiado pela federação local. O confronto marcará o reencontro do time com a sua torcida.
Já o Juventude vive um momento delicado no começo da temporada. Após nove jogos no Gaúcho, o clube conquistou apenas uma vitória e está na zona de rebaixamento, a duas rodadas para o término da primeira fase. Os péssimos resultados no estadual provocaram a demissão do técnico Jair Ventura e a aposta no interino Eduardo Barros. Para o Brasileiro, o clube possui um acerto firmado com Eduardo Baptista, que atualmente comanda o Mirassol.
Porto Velho - técnico: Tiago Batizoco
O técnico Tiago Batizoco faz mistério sobre o time. Ele não repetiu a escalação nos amistosos que o clube fez até aqui. O time passou por reformulação para a temporada, mas manteve certa base. A aposta do Porto deve ser o contra-ataque. Ariel, autor de gol na final do Rondoniense 2020, é a esperança de gols do time. Junto com Tuquinha, autor do gol da primeira classificação em competição nacional do time, a Copa Verde 2021.
Provável escalação: Martins; Guarate, Cris Silva, Jr Porto e Gabriel Rodrigues; Jhonathann Alyson, Fagner, Marcelo (Robinho); Tafarel, Tuquinha e Ariel.
Desfalque: João Marcos (incômodo na lombar).
Juventude - técnico: Eduardo Barros
O Juventude viajou para o Norte do Brasil com uma lista extensa de desfalques. No total, oito jogadores testaram positivo para Covid-19 e estão fora: goleiro César, zagueiros Paulo Miranda e Odivan, volantes Jadson, Gabriel Tota e Kelvy, atacante Guilherme Parede e lateral Dudu. Além destes, não foram relacionados os meias Bruninho e Mauro Zárate e o lateral-esquerdo Moraes. Com tantas baixas, o técnico interino Eduardo Barros terá um time bem modificado em relação ao que disputou o clássico Ca-Ju, no último sábado.
Provável escalação: Felipe Alves; Rodrigo Soares (Paulo Henrique), Danilo Boza, Rafael Foster e William Matheus; Elton, Ricardinho (Darlan) e Chico; Rodrigo Bassani (Hélio Borges), Capixaba e Isidro Pitta.
Desfalques: César, Paulo Miranda, Odivan, Jadson, Gabriel Tota, Kelvy, Guilherme Parede e Dudu (Covid-19); Mauro Zárate (desconforto muscular), Bruninho (entorse no tornozelo) e Moraes (torsão de tornozelo).
Árbitro: Rodrigo Baptista Raposo (CBF-DF) Assistente 1: Lucas Costa Modesto (CBF-DF) Assistente 2: Lehi Souza Silva (CBF-DF) Quarto árbitro: Jonathan Antero Silva (CBF-RO)