A ocorrência de casos suspeitos de sarampo em Porto Velho levou a Prefeitura de Porto Velho a reforçar a recomendação para que crianças de seis meses a menos de cinco anos sejam vacinadas. O município mantém pontos de atendimento nas unidades básicas de saúde e também no Porto Velho Shopping, que funciona em horário alternativo.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), os casos registrados estão sob investigação. Por precaução, foi providenciada a vacinação das pessoas que convivem próximas aos pacientes. A descoberta ocorreu a partir de pesquisa em exames que apresentaram resultado negativo para dengue.
A vacina também está disponível para profissionais da área de saúde.
O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus e pode ser fatal. A transmissão é diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar ou falar.
“A única maneira de se evitar o sarampo é pela vacina”, orienta a secretária de saúde do município Eliana Pasini.
Ela explica que após o Dia D de vacina contra sarampo e gripe, que aconteceu no sábado (30), o público alvo da campanha deve procurar as unidades básicas de saúde, onde o imunizante segue disponível.