Com fama, mais do que justificada, de fiscalizador implacável sobre recursos e atos das autoridades públicas, quando eleito para tal, como aconteceu por vários anos à frente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Raimundo Nonato Soares, mas popularmente conhecido como “Raimundo da CUT”, por sua vinculação histórica à Central Única dos Trabalhadores em Rondônia, poderá em breve voltar a incomodar o sono das autoridades municipais, especialmente o do prefeito Hildon Chaves.
Raimundo é candidato ao cargo de Conselheiro do Instituto de Previdência e Assistência (IPAM), em eleição que será realizada no próximo dia 31 de maio. Raimundo da CUT já ocupou este cargo em três ocasiões, sendo sua última gestão à frente do Conselho nos anos de 2007 e 2008, período em que presidiu aquele colegiado. Entre os destaques de sua gestão como presidente do Conselho do IPAM está a recuperação de R$ 57,5 milhões sonegados pela prefeitura e outros R$ 9,5 milhões da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Velho, à época igualmente inadimplente.
A formação e capacitação do Raimundo vem do movimento sindical e de sua experiência prática em fiscalizar recursos públicos, principalmente da saúde no âmbito do SUS, segmento em que ele é reconhecido como um dos maiores conhecedores da legislação do SUS no Estado, se não o melhor; prova mais cabal do reconhecimento do seu saber na área é o fato dele ter assessorado por vários anos o procurador do Ministério Público Federal (MPF) responsável à época pela área da sáude, período em que ele ocupou uma sala nas dependências do MPF.
Polêmico, firme em seus posicionamentos e persistente, Raimundo é igual a pequi: ou você gosta dele ou não gosta, mas indiferente a ele não se fica. Os gestores públicos, via de regra, costumam desenvolver verdadeiras “urticárias” quando ele começa a questionar aplicação de recursos e questionar decisões, nos setores onde ele tem o papel de fiscalizar.
De uma coisa os servidores municipais podem ficar certos: votar em Raimundo da CUT contribuirá para uma maior transparência sobre os recursos do IPAM, sendo que entre suas principais propostas de trabalho estão:
1) propor auditoria no fundo municipal de assistência médica do IPAM;
2) auditorias nas aplicações de recursos do IPAM, nos contratos/convênios, nas aplicações financeiras, nas contas do IPAM, no fundo previdenciário;
3) melhorias na assistência médica;
4) recuperação das contrapartidas de assistência médica da Prefeitura (7 meses) e Câmara (6 meses); e denúncias aos órgãos de controle TCE, MPE, MPC e MPF.
Eu apoio, defendo e recomendo, também como militante social, o voto em Raimundo da CUT no próximo dia 31/05/2022 para Conselheiro do IPAM.
* Itamar Ferreira é advogado, ex-sindicalista tendo presidido o Sindicato dos Bancários de 1996 a 2005 e a CUT-RO por 12 anos. Já foi secretário municipal da SEMTRAN 2010/2011, também formado em administração de empresas e pós-graduado em metodologia do ensino, ambos pela UNIR.