Preocupado com as possíveis lacunas de aprendizagem geradas durante a pandemia, o Governo do Estado, por meio da Secretária Estadual de Educação – Seduc, realizou uma avaliação diagnóstica entre os dias 11 a 14 de abril de 2022 nos 52 municípios do Estado. A iniciativa contemplou 409 escolas, para cerca de 165 mil estudantes a partir do 2º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.
Segundo a Diretoria Geral de Educação, essa é a maior já realizada em Rondônia. As avaliações dos Componentes Curriculares de Língua Portuguesa e Matemática foram compostas por questões que aferem 20 habilidades do Ensino Fundamental e 25 habilidades do Ensino Médio. Professores responsáveis pelos referidos componentes curriculares aplicaram a avaliação.
Para obtenção de um panorama no âmbito estadual, regional, escolar, por ano/série e por turma, as respostas marcadas pelos estudantes nos cartões-respostas foram inseridas, também, pelos referidos professores no sistema Diário Eletrônico. Este, por sua vez, gerou as planilhas e gráficos que serão utilizados para análise e devidas intervenções por todos os envolvidos no processo educacional.
A partir desses resultados, as escolas, com auxílio da Seduc, identificarão as habilidades de cada ano escolar que não foram atingidas pelos estudantes para, a partir de então, revisarem seus planos de ensino e promoverem ações pedagógicas capazes de recompor a aprendizagem.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
O projeto pedagógico “Avaliações diagnósticas: Aprender é fundamental” tem por objetivo verificar a aprendizagem atingida pelos estudantes durante o ensino remoto, no período pandêmico, a fim de servir como base de análise para que os educadores possam identificar os pontos críticos no percurso escolar.
O projeto tem como referência as habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular do Estado de Rondônia (RCRO).