19/05/2022
Estudantes da Rede Estadual de Ensino passam por avaliação diagnóstica
A iniciativa contemplou 409 escolas, para cerca de 165 mil estudantes a partir do 2º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.
Preocupado com as possíveis lacunas de aprendizagem geradas durante a pandemia, o Governo do Estado, por meio da Secretária Estadual de Educação – Seduc, realizou uma avaliação diagnóstica entre os dias 11 a 14 de abril de 2022 nos 52 municípios do Estado. A iniciativa contemplou 409 escolas, para cerca de 165 mil estudantes a partir do 2º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.

Segundo a Diretoria Geral de Educação, essa é a maior já realizada em Rondônia. As avaliações dos Componentes Curriculares de Língua Portuguesa e Matemática foram compostas por questões que aferem 20 habilidades do Ensino Fundamental e 25 habilidades do Ensino Médio. Professores responsáveis pelos referidos componentes curriculares aplicaram a avaliação.

Para obtenção de um panorama no âmbito estadual, regional, escolar, por ano/série e por turma, as respostas marcadas pelos estudantes nos cartões-respostas foram inseridas, também, pelos referidos professores no sistema Diário Eletrônico. Este, por sua vez, gerou as planilhas e gráficos que serão utilizados para análise e devidas intervenções por todos os envolvidos no processo educacional.

A partir desses resultados, as escolas, com auxílio da Seduc, identificarão as habilidades de cada ano escolar que não foram atingidas pelos estudantes para, a partir de então, revisarem seus planos de ensino e promoverem ações pedagógicas capazes de recompor a aprendizagem.

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

O projeto pedagógico “Avaliações diagnósticas: Aprender é fundamental” tem por objetivo verificar a aprendizagem atingida pelos estudantes durante o ensino remoto, no período pandêmico, a fim de servir como base de análise para que os educadores possam identificar os pontos críticos no percurso escolar.

O projeto tem como referência as habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular do Estado de Rondônia (RCRO).






 

Fonte: Secom - Governo de Rondônia
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法