A vacinação contra a covid-19 em crianças de 3 a 4 anos de idade iniciou nesta segunda-feira (25) nas unidades de saúde da área urbana de Porto Velho. A imunização para esta faixa etária segue todas as recomendações do Ministério da Saúde (MS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme estabelece a Norma Técnica publicada pela pasta.
A campanha de imunização para este público no município começou no último sábado (23) nas unidades de saúde dos distritos de Extrema, Nova Mutum Paraná e Abunã. Além da vacinação contra a covid-19, a população desses distritos também recebeu consultas médicas e odontológicas, palestras sobre hepatites e o serviço de atualização do cartão de vacina das famílias.
Segundo a gerente de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, mais de 15 mil crianças de 3 a 4 anos já podem receber a primeira dose da vacina CoronaVac. “Os técnicos foram capacitados na semana passada para atender este público e a vacina selecionada foi a CoronaVac com a primeira dose agora e a segunda dose com 28 dias”, explicou Elizeth Gomes.
Ainda segundo a gerente de Imunização, em Porto Velho existem aproximadamente 50 mil crianças de 5 a 11 anos aptas a serem imunizadas contra a covid-19. No entanto, 34% deste público ainda não compareceu nas unidades de saúde para receber o imunizante.
“Temos uma grande preocupação com as crianças acima de 5 anos que não vieram receber a vacina. O número de casos aumentou, estamos no vermelho a nível nacional e com óbitos. Então, é muito importante que a gente tenha as crianças protegidas contra o vírus”, reforçou.
Atualmente, 19 unidades ofertam o imunizante na capital.