Famílias que fizeram o pré-cadastro no aplicativo CadÚnico, que dá acesso aos programas sociais do Governo Federal, estão sendo convocadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), da Prefeitura de Porto Velho, para comparecerem na central do CadÚnico ou em algum Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo para finalizar o preenchimento das informações.
Aproximadamente 2 mil famílias estão com o cadastro pendente. O prazo para a finalização que garante a regularidade do cadastro é de 240 dias, caso contrário, ele será excluído e, consequentemente, não terá acesso a nenhum benefício do Governo Federal.
O Cadastro Único (CadÚnico) é uma importante ferramenta social para identificar potenciais beneficiários dos programas de assistência social no Brasil. Em Porto Velho, quase 100 mil famílias estão cadastrados nos mais de 20 programas assistenciais oferecidos à população em situação de vulnerabilidade social.
Com o cadastro, além do Auxílio Brasil, a população também tem acesso a outros programas sociais como o ID Jovem, Tarifa Social de Energia Elétrica, Casa Verde e Amarela, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros programas oferecidos através da Semasf.
Para finalizar o pré-cadastro o cidadão precisa comparecer nos postos de atendimento, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, para concluir o cadastramento. As unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) também oferecem este serviço até 31 de outubro para averiguação e revisão.
CONTATOS
Central de Cadastro Único (CadÚnico)
Endereço: rua Quintino Bocaiúva, 1424, Olaria
Porto Velho -RO
Cras Elizabeth Paranhos
Endereço: rua Marechal Deodoro, 1828, Centro
Telefone: (69) 9 8473-4881
Cras Paulo Freire
Endereço: avenida Amazonas, 3660, bairro Agenor de Carvalho
Telefone: (69) 9 8473-6076
Cras Dona Cotinha
Endereço: rua Samaumeira, 3238, bairro Eletronorte
Telefone: (69) 9 8473-6030
Cras Betinho
Endereço: rua Vila Mariana, 9618, bairro Mariana
Telefone: (69) 9 8473-6269