Aqui, listamos algumas fake news que estão circulando em grupos de redes sociais:
1. Lula não vai fechar igrejas
É uma mentira desesperada dizer que Lula vai fechar igrejas. Desesperada porque tenta criar medo em algo que é das coisas mais sagradas na vida das pessoas: a nossa fé. ula é cristão. Nunca fechou igrejas nem vai fechar igrejas, não tem pacto com demônio e sempre respeitou todas as religiões. Lula acredita que a liberdade religiosa é fundamental para a democracia e também sabe que a liberdade de crença e culto é um direito assegurado a todos os brasileiros.
2. Lula nunca defendeu banheiro unissex
Saída de algum universo paralelo de pessoas que pensam as piores maldades possíveis, surgiu a mentira de que o PT quer implantar banheiros unissex nas escolas. Lula nunca sequer tocou nesse assunto, é puta invenção de quem tenta criar medo nas pessoas.
A postagem mentirosa varia de formato e, em uma das versões, cita uma lei proposta por um vereador de direita, do PROS, e que foi negada, ou seja, não avançou. Mas para o bolsonarismo não interessa a verdade e, sim, criar e divulgar materiais para assustar adultos inventando perigos imaginários para crianças. Isso se chama pânico moral.
3. Lula não vai acabar com o pix
Primeiro, eles mandaram uma de que foi Bolsonaro quem criou o PIX. Mentira. Bolsonaro nem sabia o que era PIX em uma entrevista de 2020. Depois, foi o papo de que Lula vai acabar com o meio de pagamento. Mentira deslavada. Lula jamais seria contra o PIX. Pra Lula, quanto mais dinheiro para o povo, melhor.
4. Lula não tem ligação com qualquer facção criminosa
Já existe uma decisão liminar do TSE que obrigou bolsonaristas a tirarem das redes sociais citações mentirosas que tentavam enganar o povo tentando ligar PT ao PCC, com base em fake news. O que os dados mostram é que Bolsonaro armou o tráfico. Não existe nenhuma ligação entre PT e PCC. A verdade é que Jair Bolsonaro armou o PCC e o tráfico ao flexibilizar o acesso a armas e munições no Brasil.
5. Lula não citou “Pai Xangô” em tuíte
As agências independentes de checagem Aos Fatos, UOL Confere e Estadão Verifica desmentiram a montagem atacando o ex-presidente. Lula jamais postou: “Vamos vencer Bolsonaro com a ajuda do pai Xangô e das entidades do candomblé que nos apoiam. Nem Jesus Cristo poderá nos parar. Chega dessa coisa de cristianismo. O Estado será o novo Deus dos brasileiros”. Isso é falso.
Na versão que circula ainda é dito “Quem achar que é mentira vai direto no Twitter dele”. Além de não constar no perfil do ex-presidente, o suposto tuíte não aparece na compilação de publicações dos candidatos, alimentada automaticamente pela agência Aos Fatos desde fevereiro. A ferramenta capta, inclusive, posts apagados.