Em debate na TV Bandeirantes na noite deste domingo (16), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lembrou o legado de seu tempo na Presidência e disse que fez o governo mais exitoso da história do Brasil, responsável pela retirada de 36 milhões de pessoas da miséria absoluta e criando condições para que 42 milhões de pessoas ascendessem ao padrão de consumo de classe média.
“Um governo que fez mais universidade da história do Brasil, um governo que mais colocou jovens na universidade. Nós pegamos o Brasil com 3 milhões e meio de jovens na universidade, deixamos com 8 milhões. O Brasil tinha 140 escolas técnicas, nós fizemos 422 escolas técnicas”, disse, elogiando o ex-ministro Fernando Haddad, a quem chamou de melhor ministro da Educação da história do Brasil.
Ele lembrou que, em suas gestões, o orçamento da Educação subiu 160%, foi criado o piso salarial do professor e o país deu um salto de qualidade. “O Brasil era a décima segunda economia do mundo, passou a ser a sexta economia do mundo. Eu não sei se o meu adversário se lembra, eu era o único presidente do Brasil, da história do Brasil, convidado para todas reuniões do G8, e convidado para todas as reuniões do G20.
Lula lembrou que em seus governos a economia crescia em média 4% ao ano e o salário mínimo teve valorização de 74%, com aumento real todos os anos, enquanto na gestão Bolsonaro não há aumento real há quatro anos. “Nós estamos com a economia atrofiada, uma economia que você fala que está bombando, só se for no seu orçamento, porque para o povo não aparece esse crescimento”.