O candidato do PL ao governo de Rondônia, senador Marcos Rogério, detalhou ontem como vai funcionar o Programa Estrada Boa, que prevê o retorno de pavimentação e manutenção das rodovias estaduais. “Rondônia voltará a ter asfalto novo”, anunciou o candidato.
?Marcos Rogério explicou que o Programa Estrada Boa vai considerar a demanda de interligação entre regiões produtoras do Estado, asfaltando rodovias de conexões importantes. Citou como exemplo a importância da interligação entre o Cone Sul e a Zona da Mata, entre a Zona da Mata e a BR-421 e entre a região de Machadinho e o Vale do Jamari.
?O candidato mencionou, ainda, a região Madeira-Mamoré, que precisa de ampliação de sua estrutura de transporte, principalmente por seu grande potencial produtivo. “Não é diferente a Zona do Café e a região central, que tem rodovias importantes. Cuidar dessas estradas é fortalecer a economia regional e, via de consequência, de todo o Estado”, afirmou.
?Marcos Rogério observou que Rondônia tem 97 rodovias estaduais, totalizando quase 7 mil quilômetros, dos quais 74% não estão asfaltados e sofrem com a falta de manutenção. “No atual governo, nenhuma rodovia nova foi asfaltada e as condições das estradas pavimentadas são precárias. Vamos elaborar um plano estratégico e estabelecer um cronograma viável, para ampliar a cobertura asfáltica de Rondônia”, anunciou.
?Marcos Rogério disse, ainda, que o Programa Estrada Boa vai incluir estrategicamente os distritos, para facilitar a integração dessas localidades com os centros produtivos, para fortalecer a economia de todas as regiões. “Esse programa será implementado em conjunto com o Programa de Apoio aos Distritos, que vai considerar outras áreas, como saúde, educação, segurança pública e fomento econômico”, explicou.
?Acerca dos recursos para viabilizar os programas, Marcos Rogério salientou ser de conhecimento geral que Rondônia vem experimentando recordes na arrecadação de tributos. “O que falta é gestão. O orçamento deste ano de 2022, por exemplo, é de mais de R$ 6 bilhões somente para o Poder Executivo. Cerca de 20% superior ao de 2021. O que aconteceu foi que o governo estadual escolheu guardar dinheiro para garantir apoio político dos prefeitos, agora, no período eleitoral. Enquanto isso, escolheu deixar as estradas estaduais abandonadas”, concluiu.