Integrar as regiões e fomentar um desenvolvimento econômico que gere mais oportunidades e reduza as desigualdades sociais. Esta é a meta do candidato ao governo pelo PL, Marcos Rogério. Seu plano de governo prevê a pavimentação de rodovias em pontos estratégicos, fazendo a conexão entre regiões, municípios e distritos. Marcos Rogério cita, como exemplo, a RO 420, que liga Nova Dimensão a Jacinópolis, Rio Branco e Buritis, a RO-486, que interliga Cacoal a Espigão (Rodovia do Café), a RO-491, de Santa Luzia a São Felipe, a RO-475, na região de Rondominas, a RO 174, entre Vilhena (RO) e Juína (MT), a RO 105, entre União Bandeirantes e Porto Velho, além da Expresso Porto, no anel viário da capital.
Com quase 7 mil quilômetros de estradas estaduais, Rondônia carrega a marca de quase 74% dessas rodovias não asfaltadas. São 97 rodovias que atendem como principais acessos às mais longínquas cidades do Estado e que não contam com a infraestrutura ideal para o deslocamento das pessoas e, ainda pior, para o escoamento de suas produções. No período de inverno amazônico, a situação se torna ainda mais grave, gerando o isolamento dessas comunidades. Marcos Rogério afirma que a garantia desses direitos aos cidadãos não continuará sendo negada em sua gestão, a partir de 2023.
"Não adianta passar a gestão inteira ignorando os Municípios e no final dos quatro anos sair fazendo parcerias eleitoreiras para ludibriar o povo. As pessoas estão cansadas disso, querem mudança e mostraram isso nas urnas, já no primeiro turno. Nós vamos trabalhar em conjunto com os gestores municipais para não deixar a situação se agravar, atuando pela manutenção permanente das vicinais e para a preservação e construção de novas pontes que garantam o acesso seguro durante todo o ano", declarou Marcos Rogério.
Marcos Rogério planeja também a elaboração de um amplo plano de pavimentação das rodovias estaduais e a implementação de mais aeroportos e portos. "Vamos fazer um estudo de viabilidade para esses investimentos, que irão contribuir para o escoamento da produção de forma mais eficiente, gerando crescimento econômico para o nosso Estado".
Como senador, Marcos Rogério destinou mais de R$ 360 milhões em emendas para obras de infraestrutura em todo o Estado. E por meio de parceria com o governo federal viabilizou também recursos para melhorias na BR-364 e construção de novos terminais aeroportuários em Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal e Vilhena, além de reforma na pista de Porto Velho.
"Como senador, trabalhei num diálogo permanente com o governo federal em busca de recursos para o nosso Estado e quero fazer muito mais como governador. Um diálogo permanente com a nossa bancada federal e o governo para que tenhamos recursos em setores estratégicos, como em infraestrutura", salientou.