Brasil do Futuro: Salário mínimo voltará a ter aumento real para que ninguém perca poder de compra
Ex-presidente lembrou que em seu governo a alta foi de 74%, com recomposição da inflação e aumento do PIB; valorização é uma das formas de distribuir renda no país
Em conversa com cidadãs e cidadãos brasileiros de diferentes segmentos da sociedade, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou na noite desta terça-feira (25) que, em um novo governo, vai retomar a política de valorização do salário mínimo para que trabalhadores não percam poder de compra. Ele lembrou que em seus governos, o salário mínimo era reajustado todo ano, ganhando a recomposição da inflação e acréscimo associado ao crescimento do PIB.
“É isso que a gente quer fazer, a gente quer que o salário mínimo tenha aumento real todo ano para que a gente possa recuperar o padrão de consumo que o salário mínimo dava quando ele foi criado, em 1943”, disse, lembrando que nos tempos dos governos petistas o salário mínimo teve aumento real 74%.
Lula afirmou que aumentar o salário mínimo é uma das melhores formas de se fazer distribuição num país que tem um contingente de quase 60 milhões de pessoas que vivem dele. “É um jeito de você distribuir a riqueza no Brasil. O crescimento do PIB é o crescimento da riqueza produzida no país. Se toda riqueza produzida no país você não distribuir, significa que apenas alguns vão ficar ricos e os outros vão continuar pobres. O salário mínimo é uma das melhores formas de você fazer a distribuição porque você tem quase 60 milhões de pessoas no Brasil que ganham salário mínimo.”