09/11/2022
Ifro oferece mais de 3,6 mil vagas para ensino médio técnico e graduações
O Ifro oferece ensino público e gratuito, portanto não há cobrança de taxa de inscrição, taxa de matrícula e mensalidade.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) abriu nesta segunda-feira (7) as inscrições para cursos técnicos e de graduações para o primeiro semestre de 2023. No total são 3.636 vagas para os 10 campi da instituição.

As inscrições podem ser feitas até 16 de dezembro exclusivamente pela internet.

 
O Ifro oferece ensino público e gratuito, portanto não há cobrança de taxa de inscrição, taxa de matrícula e mensalidade.

As vagas são distribuídas entre ampla concorrência, cotas sociais, para pretos, pardos e indígenas, pessoas com deficiência e no caso do ensino superior há reserva de vagas para quem terminou o ensino médio na instituição.

Cursos integrados

O processo seletivo para os cursos técnicos integrados ao ensino médio será realizado em uma única etapa, considerando as notas dos candidatos nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, ciências, história e geografia, do 6º ao 8º ano do ensino fundamental.

As aulas são na modalidade de ensino presencial. Ao todo são 1.760 vagas, nos 8 campi, sendo eles: Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Calama e Vilhena.

 
Cursos concomitantes

Os cursos técnicos concomitantes ao ensino médio serão ofertados, segundo o Ifro, na modalidade de ensino a distância (EaD). A seleção consiste na classificação do candidato pelo desempenho nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, ciências, história e geografia, do 7º ao 9º ano do ensino fundamental.

Ao todo, são 200 vagas divididas entre o Campus Porto Velho Zona Norte (técnico em administração e em informática) e o Campus Avançado São Miguel do Guaporé (técnico em administração).

 
Cursos subsequentes

Para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio há duas modalidades de ensino: presencial ou a distância (EaD). O processo seletivo se dá a partir das notas dos candidatos nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, química, física, biologia, história e geografia, do 1º ao 3º ano do ensino médio.

Ao todo são 480 vagas, nos Campi Guajará-Mirim (técnico em enfermagem), Jaru (técnico em administração e em segurança do trabalho), Ji-Paraná (técnico em administração), Porto Velho Calama (técnico em edificações, em eletrotécnica e em manutenção e suporte em informática), Porto Velho Zona Norte (técnico em administração e em finanças), São Miguel do Guaporé (técnico em administração e em agronegócio) e Vilhena (técnico em eletromecânica).

 
Cursos de graduação

Os cursos de graduação oferecem vagas na modalidade de ensino presencial ou a distância (EaD).

A seleção será realizada em uma única etapa, correspondente às notas do interessado nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, química, física, biologia, história e geografia, do 1º ao 3º ano do ensino médio. Ao todo são 1.196 vagas abertas.

 



 

Fonte: g1 RO
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法