Rondônia recebe dez mil doses de vacina para imunizar crianças de seis meses a dois anos com comorbidades
A vacinação contra a covid-19 em crianças dessa faixa etária poderá evitar infecções pelo SARS-Cov-2, Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), hospitalizações e óbitos.
Com o objetivo de intensificar as campanhas de vacinação em todo o Estado, o Governo de Rondônia, por intermédio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa recebeu na quinta-feira (10), dez mil doses da vacina Pfizer BioNTech para imunizar crianças de 6 meses a menor que 3 anos (2 anos, 11 meses e 29 dias) com comorbidades.
De acordo com a Nota Técnica n° 114/2022 do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, a vacinação contra a covid-19 em crianças dessa faixa etária poderá evitar infecções pelo SARS-Cov-2, Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), hospitalizações e óbitos.
“A vacina recomendada para o público infantil é do fabricante Pfizer-BioNTech e o esquema de vacinação deverá ser composto de três doses em que a 1ª e 2ª doses devem ser administradas com quatro semanas de intervalo ou 28 dias, seguidas por uma 3ª dose administrada pelo menos, oito semanas após a segunda dose para esta faixa etária”, informou o coordenador estadual de imunização da Agevisa, Ivo Barbosa.
As vacinas já foram divididas e estão a caminho das Regionais de Saúde para distribuição dos seus municípios de abrangência.
“Precisamos proteger nossas crianças, não só contra a covid-19, mas também contra as demais doenças imunopreveníveis, portanto apelo aos pais ou responsáveis que levem seus filhos a um ponto de vacinação para atualizar a caderneta de vacina”, disse o diretor da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima.