Alunos que enviaram mensagens racistas, homofóbicas e de cunho nazista, foram expulsos do Colégio Visconde de Porto Seguro, em Valinhos, interior de São Paulo. As mensagens foram denunciadas por um estudante negro, de 15 anos. A mãe do jovem registrou ocorrência na delegacia e acompanha as medidas tomadas pela direção da escola e pelo ministério público.
Pelas redes sociais, a direção da escola disse que repudia qualquer forma de discriminação e que aplica sanções disciplinares, como o desligamento de alunos. Disse ainda que vai fomentar as práticas antirracistas e de respeito à diversidade.
De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, só no primeiro semestre de 2022 foram registradas, no Brasil, 610 denúncias para o crime de racismo e outras 97 de injúria racial. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os estados com o maior número de denúncias.
E é importante denunciar o racismo e outras violações de direitos humanos. Quem sofre ou presencia o racismo pode usar os canais de denúncia do Ministério Público e de delegacias para a formalização.