Pelo oitavo ano consecutivo, os veículos públicos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) transmitiram a correção das principais questões do Exame Nacional do Ensino Médio logo após o término das provas. Neste domingo (20), o especial Caiu no Enem comentou, ao vivo, os temas apresentados aos candidatos no segundo dia de provas.
Com a presença de professores, o programa trouxe a resolução das perguntas mais difíceis de matemática. Os convidados também explicaram os resultados dos pontos exigidos nas provas de ciências da natureza, área que contempla disciplinas como física, química e biologia.
Conteúdo e horário das provas
Cerca de 3,4 milhões de estudantes estavam aptos a participar da edição 2022 do Enem nos dias 13 e 20 de novembro em todo o país. Na primeira prova, os candidatos responderam a 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias que englobam conhecimentos de história, geografia e sociologia.
Na mesma data, os estudantes fizeram o exame de linguagens, códigos e suas tecnologias, com 40 questões de língua portuguesa e cinco de inglês ou espanhol. Os participantes ainda elaboraram uma redação. Eles tiveram cinco horas e meia para entregar o cartão de respostas.
Neste domingo, os concorrentes responderam a 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza que compreendem disciplinas como física, química e biologia. O tempo de duração da segunda prova foi de cinco horas.
A aplicação do Enem seguiu o horário de Brasília. Os portões abriram às 12h e fecharam às 13h. A avaliação começou às 13h30.
Plataforma Questões Enem
A EBC oferece um sistema que reúne as provas aplicadas no Enem desde 2009. A plataforma gratuita Questões Enem permite que os estudantes testem seus conhecimentos de maneira prévia e se preparem melhor para o exame.
O interessado pode escolher diferentes áreas de conhecimento para aferir o resultado de seus estudos. O banco seleciona questões de maneira aleatória para que o aluno possa resolvê-las. A página busca ajudar os candidatos ao facilitar o acesso e familiarizá-los às mais recentes abordagens da avaliação.
A plataforma grava quais questões o estudante já respondeu e cria um teste personalizado a cada acesso. As informações fornecidas no preenchimento de cadastro de usuário não são repassadas a terceiros pela EBC, conforme a política de privacidade.