A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), continua trabalhando para facilitar o acesso da população na realização de exames laboratoriais. Agora são 17 unidades de saúde na capital que oferecem esse serviço.
Em sua maioria, os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira das 7h às 10h30. Nas unidades de saúde Vila Princesa e Santo Antônio, os exames são realizados somente na sexta-feira das 7h às 10h30.
O atendimento ocorre por ordem de chegada, obedecendo sempre as preferências definidas por lei. O paciente precisa ter em mãos o pedido de exame, cartão do SUS e documento de identificação com foto. Os menores de idade devem estar acompanhados pelo responsável legal (pai, mãe ou quem tiver a guarda do menor) munidos de documentos de identificação.
Por ser um dos serviços de saúde mais procurados pela população, a prefeitura de Porto Velho tem empregado grande esforço para ampliar os locais e horários de atendimento. “Em outubro eram 14 pontos, agora são 17. Em janeiro haverá nova ampliação. Esse trabalho tem como propósito a redução do fluxo de pessoas que esperam por fichas de atendimento durante a madrugada”, explica o gerente da Divisão de Apoio ao Diagnóstico, Douglas Miranda.
ZONA RURAL E DISTRITOS
Moradores dos distritos e zona rural de Porto Velho também têm acesso aos serviços laboratoriais oferecidos nas unidades e postos de atendimento distribuídos nestas localidades. Devido às peculiaridades regionais, cada unidade adotou uma forma de atendimento em dias e horários especiais, de forma a garantir atendimento a esses moradores.
ONDE FAZER O EXAME
Zona Sul
Nova Floresta
Renato Medeiros
Castanheira
Osvaldo Piana
Caladinho
Zona Leste
Socialista
Mariana
José Adelino
Hamilton Gondim
Aponiã
CEM
Zona Central
Pedacinho de Chão
Maurício Bustani
São Sebastião
Ronaldo Aragão
Santo Antônio
Vila Princesa
*As unidades Santo Antônio e Vila Princesa atende somente às sextas-feiras