O Projeto Viveiro Cidadão, patrocinado pela Petrobras e realizado pela Ecoporé tem a honra de lançar a segunda edição da Revista Agro e Ecologia. Nesta edição abordamos a importância das sementes nativas da Amazônia para recuperação de áreas degradadas, como os Projetos da carteira de Florestas patrocinados pela Petrobras estão fazendo para contornar o problema climático no mundo e como a integração das lavouras de café com a biodiversidade das florestas tem ajudado no surgimento do Robusta Amazônico, agora com Identidade Geográfica, a se destacar pelo mundo.
Desde 2013, quando recebeu o primeiro patrocínio, o Projeto Viveiro Cidadão é referência na região centro-sul de Rondônia na recomposição florestal de áreas desmatadas para fins de adequação ao código florestal, proteção de recursos hídricos, educação ambiental, produção sustentável, geração de renda, conhecimento e inovação.
“Vivemos em um tempo em que o aquecimento global é um fato. Às mudanças no clima e consequentes impactos negativos das atividades econômicas já fazem parte do cotidiano de muitos lugares mundo afora, afetando o sustento de milhares de pessoas e a geração de riquezas. Por essa e outras, a aproximação entre o Agro e a Ecologia é de extrema necessidade. Não há mais tempo para nos afastar da natureza e continuar a danificá-la. Ela é nossa parceira e nos ajuda a produzir e sobreviver. A floresta conservada é fundamental tanto para o equilíbrio climático quanto da economia e o desafio da sociedade moderna é compreender essa necessidade como fundamental, bem como ter sabedoria para encontrar soluções inovadoras e aplicáveis às diversas necessidade. Para isso, precisamos, mais do que nunca, ouvir as experiências exitosas da aliança harmoniosa entre a produção e a conservação dos recursos naturais”, diz Marcelo Ferronato, coordenador do Projeto Viveiro Cidadão.