A Prefeitura de Porto Velho deu um importante passo na construção do Laboratório Central Municipal (Lacen). A ordem de serviço para o início da construção da nova estrutura predial foi assinada nesta sexta-feira (3) na Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
O Lacen será construído na rua Venezuela, bairro Embratel, no terreno localizado ao lado da Maternidade Municipal. O projeto básico prevê a implantação de uma estrutura moderna, ampla e padronizada para aumentar a capacidade de atendimento da população.
Atualmente, o Laboratório Central do Município, instalado no Centro de Especialidades Médicas (CEM), recebe todas as amostras de exames coletadas nas unidades de saúde, analisa o material e disponibiliza o resultado no sistema on-line, para acesso das unidades e repasse aos usuários.
De acordo com o gerente da Divisão de Apoio Diagnóstico (DAD), Douglas Miranda, o município de Porto Velho atende cerca de 400 pacientes diariamente, o que representa a realização de 3 mil exames por dia. “Quando o Lacen estiver em pleno funcionamento, nossa meta é aumentar essa capacidade para 8 mil exames diários”.
A Prefeitura de Porto Velho, através da Semusa, oferta gratuitamente cerca de 100 tipos de exames laboratoriais em 17 unidades de saúde da Capital, das 7h às 10h30. Na zona rural e nos distritos também são realizadas coletas conforme cronograma de cada região.
A secretária da Semusa, Eliana Pasini, que esteve presente na assinatura da ordem de serviço, explicou que a construção do Lacen é um compromisso assumido pelo prefeito Hildon Chaves, que não mede esforços para melhorar as condições da saúde municipal.
“A retomada dessa construção é uma meta da gestão que está sendo cumprida. O novo espaço vai proporcionar conforto ao servidor, mas principalmente, uma maior capacidade de atendimento ao cidadão dando também celeridade na entrega dos resultados”, apontou Pasini.
A contratação da empresa que vai executar a obra do Lacen foi realizada mediante processo licitatório na modalidade tomada de preço. O valor é de R$ 2,2 milhões. Desse total, R$ 1,4 milhão é recurso de emenda parlamentar do ex-senador Acir Gurgacz e R$ 850 mil de contrapartida do município.
Também participaram da assinatura da ordem de serviço a secretária-adjunta da Semusa, Marilene Penati, a diretora da Assessoria Técnica da Semusa, Angela Zocal, e o representante da empresa contratada, Gefferson Triverio Denny.