Após os blocos carnavalescos, as ruas de Porto Velho são tomadas pelo “bloco da limpeza”. Ele é composto por servidores da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), que com equipamentos e maquinários fazem a limpeza do que foi deixado pelos foliões.
A ação teve início com a abertura do carnaval, após o primeiro bloco, e segue até a quarta-feira de cinzas. Neste domingo (19), mais de 80 servidores trabalhavam na limpeza das ruas principais e paralelas do percurso da Banda do Vai Quem Quer.
“O trabalho começou às 6h com as equipes de limpeza, caçambas, tratores, vassourões e outros recursos que nos ajudam a recolher o lixo. Nossas equipes começaram o trabalho nas avenidas Carlos Gomes, 7 de Setembro, Duque de Caxias e demais, atendendo também parte da Pinheiro Machado, que recebe blocos neste domingo, além do Mercado Cultural, principal ponto de parada após a Banda”, explicou o secretário titular da Semusb, Wellen Prestes.
Para o percurso da Banda, foram mais de cinco caçambas completas de lixo recolhido, além dos vassourões, que limpam e fazem esse recolhimento. Porém, o levantamento total só será divulgado após o período de carnaval.
“Além de tirar todo o lixo, nós usamos o carro-pipa para lavar as ruas e usamos um equipamento com produto que combate o odor deixado nas vias, calçadas e paredes. É um mutirão feito logo nas primeiras horas do dia seguinte para garantir mais eficácia na limpeza do que foi deixado e garantindo ambientes limpos e desodorizados para os próximos foliões”, finaliza o secretário.