A prefeitura de Porto Velho instalou três placas às margens do canal Santa Bárbara, no bairro Cai N'Água, identificando o local como Áreas de Interesses Ambientais. O objetivo das placas na área é evitar que o espaço seja alvo de descarte irregular de lixo.
“Isso faz parte de um dos eixos da Secretaria do Meio Ambiente ao que se refere à questão de educação ambiental, para alertar a população quanto a disposição final de resíduos para que não joguem lixo na beira dos canais de Porto Velho”, explica o secretário-adjunto da Sema, Júnior Cavalcante.
A Sema já vem, ao longo dos últimos anos fazendo esse trabalho, e também vai instalar placas no igarapé do Mocambo. “É necessário que os cidadãos se conscientizem de que o canal, o leito de água, não é para jogar resíduos sólidos, seja qual for. Os canais precisam fluir livremente, sem nenhum objeto que possa impedir ou dificultar a sua veiculação hídrica”, alerta Cavalcante.
A prefeitura de Porto Velho também está intensificando o trabalho de limpeza nos canais de drenagem e de escoamento de águas em diversos pontos da cidade. O descarte irregular de lixo acarreta numa série de problemas para a cidade. Isso porque os resíduos entopem bueiros e galerias pluviais o que resulta em alagamentos em dias chuvosos.
Além disso, o montante contamina rios, destrói a flora e fauna aquática e contribui para a proliferação de doenças. Moradores que forem flagrados jogando lixo nos canais devem ser denunciados ao Departamento de Postura do município através da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), pelos telefones 0800 647-1390 ou (69) 3901-3134.