Nova Mamoré, cidade da região norte do estado de Rondônia, comprou, reformou e entregou uma casa de apoio às famílias que precisam passar por tratamento médico em Porto Velho.
A Casa da Cidadania, localizada no bairro Rio Madeira, na capital do estado, tem capacidade para atender até 20 pessoas de forma simultânea e oferece alimentação e hospedagem de graça a paciente e acompanhante. como explica o presidente da Câmara Municipal de Nova Mamoré, o vereador André Baier o André do Sindicato.
“Nós não tínhamos uma casa definitiva. No passado algumas eram locadas e nós tínhamos vários transtornos. Em 2021 nós traçamos um projeto na câmara de de economizar e conseguimos economizar R$ 535.535,33 e em parceria com executivo ele inteirou o restante e nós compramos essa casa em definitivo”, afirmou o presidente da CMNM.
O vereador Juvenil Jaconi, o Giripoca, também comentou sobre a casa da cidadania.
“A gente fica feliz do município ter uma casa de apoio aqui em Porto Velho, que a família vem aqui pra salvar a vida de uma amigo e não tem onde ficar. E aqui tem onde dormir, a gente tem um carro aqui para levar a pessoa até o hospital. Economizamos o máximo possível para comprar essa casa de apoio para salvar as pessoas do município de Nova Mamoré”, comentou o vereador Giripoca.
O vereador Jair Alves, o Jair da 29, também comentou sobre a importância da casa.
“Hoje a gente vê a importância dessa casa como um ponto estratégico de apoio para aquelas pessoas menos favorecidas. Foi um esforço grandioso da parte da Câmara junto com o executivo, um planejamento de longo prazo, precisando economizar durante todo ano para e no final do ano a gente fazer essa devolução do recurso para o executivo na condição de que ele pudesse adquirir esse imóvel”, comentou o vereador Jair da 29.
Quem precisa se deslocar, agradece. afinal a casa cidadania gera uma grande economia para quem precisa ficar por tempo indeterminado na capital. como é o caso da Maria de Fátima que está na casa a cerca de 90 dias.
“Eu tenho só mesmo que agradecer. É um atendimento espetacular, muito bom. Equipe excelente, então tudo isso é o que a gente mais precisa nessas horas. A gente passa muita dificuldade é muito difícil as coisas para a gente sobreviver e hoje com uma casa dessas aqui deixa a gente a vontade, a gente só tem a agradecer”, afirmou Maria de Fátima que acompanha a família em Porto Velho.