Defesa Civil mantém monitoramento do nível do Rio Madeira
Os agentes também prestam orientação à população que mora em locais considerados de risco a procurar abrigos seguros e, dependendo dos casos, ajudam com os deslocamentos.
O nível do rio Madeira registrou 15,3 metros na manhã de terça-feira (11), de acordo com a Defesa Civil de Porto Velho, dentro do estado de alerta. O coordenador da Defesa Civil Municipal, Silvio Evangelista, fala sobre o chamado repiquete no rio.
“É um fenômeno que acontece em período de cheia, que em um determinado momento, o rio alcança seu limite máximo e estabiliza. Após isso, chuvas isoladas ocorrem, fazendo com que o nível das águas suba novamente, causando aumento no nível do rio Madeira, que segue estabilizando devagar, porém o monitoramento segue em alerta. Estamos seguindo com trabalhos de orientação e prevenção, ao mesmo tempo se programando para atender as comunidades ribeirinhas do médio e baixo Madeira que possam ser afetadas”, pontuou.
Apesar de estar com seu nível na cota de alerta, as previsões e o cenário do rio Madeira não demonstram risco de enchente. A população que mora em áreas ribeirinhas e áreas que alagam deve ficar em alerta e preparada para qualquer tipo de situação adversa. “Nós e outras secretarias estamos preparados para atender a população”, disse Anderson Luiz, gerente de Operações da Defesa Civil.
Os agentes também prestam orientação à população que mora em locais considerados de risco a procurar abrigos seguros e, dependendo dos casos, ajudam com os deslocamentos. Outra função é dar suporte em atendimentos assistenciais em casos de emergência.
A Defesa Civil tem como missão promover, coordenar e supervisionar as ações de prevenção e de assistência e atendimento às necessidades da população, decorrentes de situações de emergência e de estado de calamidade pública. Havendo necessidade de emergência estão disponíveis os telefones: 199 ou (69) 98473-2112.