Diante da recente elevação no nível do rio Madeira, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Defesa Civil Municipal, promoveu, na manhã da última sexta-feira (14), uma força-tarefa para conscientizar a população sobre as orientações em caso de eventuais enchentes na região.
A ação, gerenciada pelo coordenador Silvio Evangelista, aconteceu nos bairros próximos ao rio Madeira, como São Sebastião, Balsa, Baixa da União e na região do Porto Cai N’Água, conhecidas por serem áreas de risco iminente. As equipes também visitaram uma embarcação de transporte de passageiros.
“Atualmente, o rio vivencia um período de repiquetes, onde o nível oscila bastante no período de chuvas. Isso nos motivou a divulgar medidas de prevenção, como a distribuição de material impresso com orientações oficiais em caso de eventuais enchentes”, explica Anderson Luiz, da Defesa Civil.
O material descreve medidas como evacuação, kits de emergência, ações durante a inundação, cuidados com água e alimentos, prevenção de doenças e acidentes com animais peçonhentos, limpeza e desinfecção de caixa d’água, entre outras.
Também na sexta-feira, o nível do rio Madeira registrou 15,50 metros. Havendo necessidade de emergência, a Defesa Civil Municipal disponibiliza o telefone 199 ou (69) 98473-2112.