02/05/2023
Sedam mapeia potencial turístico de cachoeira no interior do Parque Estadual Serra dos Reis
A exploração buscou revelar o potencial turístico de uma cachoeira, que só existe durante parte do ano.
Uma expedição exploratória realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), através da Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC), foi realizada entre os dias 12 e 22 de abril, no Parque Estadual Serra dos Reis. A exploração buscou revelar o potencial turístico de uma cachoeira, que só existe durante parte do ano. A equipe formada por quatro profissionais, percorreu vários quilômetros de mata fechada, e contou com a ajuda de moradores locais para encontrar o atrativo natural.

A expedição foi planejada com base nas informações cartográficas obtidas, e relatos de antigos guardas-parque, que conheciam a existência da cachoeira. A equipe contou com o apoio de vizinhos do parque, que guiaram os exploradores até as proximidades do local, e após enfrentarem as dificuldades do terreno e da chuva, chegaram à cachoeira.

Segundo o turismólogo e especialista em desenvolvimento ambiental da Sedam, Dárius Augustus, a cachoeira pode representar um diferencial para o turismo ecológico na região. “As pessoas se encantam com esses atrativos em diversas partes do mundo, quando buscam ter contato com a natureza. Uma cachoeira pode compor um roteiro que gera fluxo de visitantes, e necessita de diversos serviços, ativando assim, setores da economia local”, afirmou.

O Governador Marcos Rocha, enfatiza que diversas ações podem ser realizadas com base nas potencialidades turísticas, a partir das unidades de conservação presentes no Estado.

“O objetivo é estabelecer parcerias público-privadas na forma de concessões, para que haja empreendimento na consolidação e estruturação do turismo em suas diversas modalidades, gerando riqueza nas regiões onde estão estabelecidas nossas unidades de conservação”, completou.

NOVAS EXPEDIÇÕES

A Coordenadoria de Unidades de Conservação da Sedam pretende realizar novas expedições para mapear outros atrativos naturais nas Unidades de Conservação – UCs, realizando o desenvolvimento de roteiros turísticos e uso público. Segundo o coordenador da CUC, Thales Quintão, o objetivo é identificar os atrativos das Unidades de Conservação para transformá-los em produtos turísticos, oferecendo oportunidades de renda para as comunidades do entorno das UCs. “Com essa perspectiva, a comunidade será a principal interessada em manter as florestas conservadas, pois terá benefícios diretos e indiretos com o turismo”, destacou.

O secretário Marco Antônio Lagos, diz que é importante priorizar o uso público das Unidades de Conservação, incluindo ações de turismo, pesquisa científica e educação ambiental. “O esforço de manter ações de fiscalização, demanda recursos que podem ser mais bem empregados em outras atividades, que valorizam as Unidades de Conservação e tiram o foco das ações criminosas”, finalizou.






 

Fonte: Secom - Governo de Rondônia
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法