Dando continuidade às ações da campanha Maio Amarelo, que é um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros de trânsito, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizaram uma blitz educativa no último fim de semana, para orientar motoristas sobre os cuidados e as responsabilidades no trânsito.
Na tarde do sábado (13), agentes da Semtran e servidores do Detran realizaram a ação na avenida Carlos Gomes, entre a Buenos Aires e a avenida Jorge Teixeira (BR-319). A Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Militar e outros órgãos também são parceiros nas ações.
“Ja estamos no segundo ciclo da campanha do Maio Amarelo e a meta é a redução de 50% no número de sinistros de trânsito, até 2030. No Brasil, são mais de 11 mil mortos no trânsito por ano, dados de 2021. Uma média de 32 pessoas morrem por dia. Vivemos uma pandemia no trânsito e a vacina é a mudança de comportamento de todos nós, com mais atenção, respeito às leis de trânsito, evitar o uso de drogas e álcool antes de dirigir entre outras atitudes negativas, que advertimos os condutores aqui nessa ação”, disse o Agente de Trânsito e Gerente da Divisão de Treinamento e Educação para o Trânsito da Semtran, Joelmir Silva.
Além das orientações verbais, os agentes distribuíram, ainda, informativos aos condutores, reforçando as responsabilidades no trânsito. Na ocasião, os motoristas também receberam orientações acerca das mudanças no tráfego nas imediações da rodoviária provisória, que funciona na região central de Porto Velho.
“O objetivo é único: chamar a sociedade civil para atuarem conosco nesse desafio de reduzir os números de sinistros, feridos e de mortes no trânsito. Nossas atitudes precisam mudar. Muitas pessoas usam o celular enquanto dirigem, não observam a faixa de pedestres, não reduzem a velocidade próximo das escolas, não usam os dispositivos de retenção para o transporte de criança no carro. Enfim, a nossa meta é mostrar que, com mais atenção e cuidado, podemos sim reduzir esses números alarmantes de sinistros de trânsito ”, afirma.
O motorista de aplicativo Antônio Rego foi parado na blitz educativa e afirmou que ações como esta devem ocorrer sempre.
“Estou todo dia nas ruas e vejo muita coisa errada. As pessoas precisam aprender que não podem fazer o que querem no trânsito, que têm regras e que uma desatenção pode causar um acidente, com feridos e até mortos. Precisa fazer blitz para orientar e também pra multar quem estiver errado”, afirma.
ATIVIDADES
Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, o movimento Maio Amarelo também se estende às escolas, para que os futuros motoristas possam, desde cedo, receber informações sobre a importância dos cuidados no trânsito.
A equipe de educação para o trânsito da Semtran já está atuando em escolas municipais. Na ocasião, são ministradas palestras educativas para crianças, adolescentes, jovens e adultos. Em algumas das escolas municipais contempladas com as palestras haverá também o concurso de redação e desenho, com a temática do trânsito , os alunos vencedores serão premiados com uma bicicleta.
De forma lúdica, os personagens "Homem Semáforo", "Homem Faixa", o "Semtranzinho" e a "Semtranzinha" reforçam a ação educativa para que as crianças aprendam mais sobre a importância de fazer a travessia da rua de forma correta e o respeito ao semáforo.