A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove nesta segunda-feira (29), a abertura da 10ª Conferência Estadual de Saúde de Rondônia, no auditório de uma faculdade, em Porto Velho. Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”. A conferência é realizada em parceria com a Sesau e o Conselho Estadual de Saúde de Rondônia (CES/RO). E reúne diversos representantes de vários segmentos sociais, para debater a construção de políticas públicas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, além de estabelecer diálogos diretos com a população.
Para o titular da Secretaria de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, o evento tem o objetivo de avaliar e discutir as políticas de saúde do Estado e reunir os profissionais do Sistema Único de Saúde – SUS, para levantar propostas de relevância no âmbito da saúde.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca a importância de proporcionar um evento deste porte, no sentido de poder reunir as autoridades na área. “A saúde é primordial para o bem-estar da população, logo promover debates de promoção, inclusão e direitos dos cidadãos, abrange nosso trabalho, nossa gestão que busca atender com qualidade, humanização e igualdade, superando as distâncias e obstáculos”, ressaltou.
Antes do evento, foram realizadas as conferências municipais, objetivando promover a inclusão de toda a população do Estado, da zona urbana e rural, desenvolver projetos para serem apresentados e eleger as delegadas e delegados para a Conferência Estadual, que serão responsáveis por definir, as propostas mais relevantes no âmbito do Estado e da União.