09/06/2023
Etapa final do Projeto Jovem Senador 2023 será realizada na próxima segunda-feira, 12
Segundo a titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, durante a penúltima etapa foram selecionadas três redações dentre as inscritas.
Mais uma etapa do projeto “Jovem Senador Edição 2023” chegou ao fim, e a próxima fase é a seleção da etapa Senado que ocorrerá na próxima segunda-feira, (12). O anúncio dos vencedores ocorrerá no dia 15. O projeto atende ao Programa no âmbito Federal, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação – Seduc, por meio da Coordenadoria de Educação Básica. O projeto conta com a parceria de todas as Coordenadorias Estaduais de Educação – CREs.

Segundo a titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, durante a penúltima etapa foram selecionadas três redações dentre as inscritas. Essa seleção foi realizada por uma comissão julgadora formada por servidoras da Gerência de Ensino Médio da Seduc: “O “Jovem Senador” é realizado anualmente, e proporciona aos estudantes do Ensino Médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimentos acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso”, explicou.

O governador Marcos Rocha afirmou que o programa é motivo de orgulho, visto que há quase uma década proporciona a milhares de estudantes a oportunidade de pensar, refletir e colocar no papel temas de importância para o Brasil e para o mundo. “É um importante momento para fomentar nos jovens a cidadania, a democracia e a política, destacando o conhecimento sobre a estrutura e funcionamento do Senado, bem como aproxima a juventude do Poder Legislativo brasileiro”, disse.

ESTUDANTE SELECIONADO

O tema de 2023 é “Saúde mental nas escolas públicas”. Os temas sempre abordam tópicos de civismo, questões sociais e convidam à reflexão sobre o exercício da cidadania. Os autores das 27 melhores redações, um de cada Estado e do Distrito Federal, são automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, conforme a atuação dos senadores da República. A legislatura tem duração de quatro dias e inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

COMO PARTICIPAR

Para participar, as instituições de ensino são convidadas a promover um concurso de redação interno entre os alunos, com o tema anual, e enviar o melhor texto à Seduc. A Secretaria seleciona três redações para representar o Estado na etapa nacional. O projeto conta com a parceria do Ministério da Educação – MEC, do Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed e o apoio das Secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.

Todas as informações e instruções para a participação no programa ficam disponíveis no site oficial do Jovem Senador, Facebook: jovemsenador, Instagram: @jovemsenador e email: jovemsenador@senado.leg.br. Os coordenadores estaduais estão disponíveis pelo email: ensinomedio@seduc.ro.gov.br.






 

Fonte: Secom - Governo de Rondônia
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法