Cerca de 550 ocorrências de violência contra a mulher foram registradas no município de Ariquemes (RO) nos primeiros seis meses de 2023, de acordo com dados da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher. Os números representam um aumento de 38% quando comparado ao mesmo período no ano de 2022.
Recentemente uma lei de proteção às mulheres foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Ariquemes. O projeto de lei obriga que bares, restaurantes, e casas noturnas a auxiliem as vítimas acionando a polícia em situações de assédio ou vulnerabilidade de sentirem ameaçadas, além de realizar capacitação aos funcionários quanto ao tema.
O objetivo da lei é reduzir o número de casos de violência contra a mulher na cidade.
Em casos de situações de violência, a vítima pode realizar as denúncias através do telefone 180, que é a Central de Atendimento à Mulher. O serviço telefônico funciona 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados.
A denúncia pode ser feita também de forma presencial diretamente na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Ariquemes.
Após a denúncia, a vítima pode solicitar a medida protetiva de segurança para que o agressor não mantenha nenhum tipo de contato. Uma vez concedida a medida protetiva, a Polícia Militar realiza uma patrulha através da ronda Maria da Penha.
Em casos de emergência, socorro pode ser acionado pelos números 190 da Polícia Militar ou 197 Polícia Civil.