Neste semestre do ano ocorre o verão Amazônico, que se estende até novembro. Durante este período, os níveis das águas dos rios e lençóis freáticos apresentam uma redução significativa. Nesse sentido, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) vem desenvolvendo trabalhos de conscientização, nas redes sociais, por meio de vídeos institucionais com dicas para a população economizar água nesta temporada, principalmente, nos meses mais críticos, que são agosto e setembro.
A engenheira ambiental, Mônica Chagas Cerqueira, da Divisão de Gestão Ambiental e Recursos Hídricos ressaltou que: “Nesse período que há a escassez de chuva e a diminuição natural das reservas hídricas na região Amazônica, a população precisa adotar medidas preventivas que garantam o suprimento adequado nesta época do ano”.
De acordo com o diretor técnico operacional, Lauro Fernandes, a Companhia está trabalhando para implementar medidas de contingência, como a ampliação do sistema de captação de água em locais estratégicos e a distribuição consciente dos recursos hídricos disponíveis. “Em Porto Velho foram instalados mais dois conjuntos motobomba no rio Madeira, para captação de água bruta, visando reforçar o fornecimento do recurso hídrico às famílias da Capital”, argumentou.
O presidente da Caerd, Cleverson Brancalhão afirmou que, “É fundamental que a população de Rondônia esteja ciente dos desafios que enfrentamos durante o verão amazônico. Pedimos a colaboração de todos para adotar práticas de consumo responsável e evitar desperdícios, preservando assim, um recurso tão vital para a vida”.
A Companhia disponibiliza canais de atendimento para dúvidas e sugestões da população, por meio do WhatsApp 9 9962-9192 ou pelo site www.caerd.ro.gov.br.