'O Território': documentário filmado em Rondônia é indicado ao Emmy 2023
Longa de não ficção mostra a luta dos indígenas Uru-Eu-Wau-Wau pela defesa de suas terras em Rondônia. Lista completa das indicações ao Emmy saiu nesta quarta-feira (12).
O documentário longa-metragem "O Território", filmado em Rondônia, foi indicado ao Emmy 2023, principal premiação da televisão americana. A lista completa dos finalistas foi anunciada nesta quarta-feira (12).
Ao todo, o Território foi indicado em três categorias ao 75° Emmy Awards:
- Cinematografia excelente para um programa de não-ficção
- Melhor direção para um programa de documentário/não-ficção
- Mérito excepcional na produção de documentários
Alex Pritz é o diretor do documentário gravado em Rondônia e distribuído pela National Geographic. Ele também é um dos responsáveis pela produção do filme, juntamente com a indígena Txai Suruí.
A história de 'O Território'
O documentário mostra a luta de indígenas Uru-Eu-Wau-Wau pela defesa de suas terras. Durante 1h24m de duração, o público entra nas rotinas de Bitaté, um jovem Uru-Eu-Wau-Wau e da ativista Ivaneide Bandeira, conhecida como Neidinha.
Eles ajudam a traçar a linha narrativa. O documentário mostra como Bitaté recebe a missão de ser uma nova liderança para seu povo na luta contra o desmatamento ilegal, queimadas, invasão e grilagem.
Uma das cenas mostra o jovem liderando uma fiscalização dentro da terra indígena. Durante patrulhamento, ele e os parentes flagraram um homem armado, suspeito de invasão de terras, dentro da floresta.
Durante a abordagem, feita em 2020, os indígenas passaram álcool em gel nas mãos do suspeito e fizeram com que ele também usasse máscara, já que a pandemia de Covid-19 trazia preocupações.
Já Neidinha é mentora de Bitaté. Ela atua ativamente na proteção da floresta e dos povos indígenas de Rondônia. Entre os pontos sensíveis mostrados em "O Território" estão os desafios impostos à segurança da família dela por causa de seu trabalho de denunciar crimes ambientais.
A morte de Ari Uru-Eu-Wau-Wau, em 2020, também é mostrada em "O Território". Ari trabalhava registrando e denunciando extrações ilegais de madeira dentro da aldeia, pois fazia parte do grupo de monitoramento do povo indígena.
Os vencedores do Emmy 2023 serão anunciados em 18 de setembro, em Los Angeles.