21/07/2023
Barco Saúde leva atendimento médico às comunidades do baixo Madeira
A embarcação está equipada com uma farmácia, laboratório e cinco consultórios médicos, odontológicos e de enfermagem.
O Barco Saúde Dr. Floriano Riva Filho, da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), parte em uma nova jornada neste domingo (23), para levar atendimento médico e serviços de saúde às comunidades ribeirinhas de Porto Velho. A embarcação tem capacidade para abrigar até 33 pessoas, entre tripulantes e profissionais de saúde, que se dedicarão a oferecer consultas na região do baixo Madeira, nas comunidades de São Carlos, Nazaré, e áreas adjacentes, até o dia 28 de julho.

O projeto do Barco Saúde foi criado pela Semusa para atender às demandas de saúde dos distritos e das vilas que se encontram às margens do Rio Madeira. Fabíola Barros, diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB), destaca que a presença da embarcação é de suma importância para assegurar que as comunidades distantes de Porto Velho tenham acesso a serviços de saúde essenciais.

“O Barco Saúde possibilita que os moradores das comunidades ribeirinhas recebam cuidados médicos, incluindo consultas e tratamentos especializados, que muitas vezes não seriam possíveis por dificuldades de distância e deslocamento. Com a embarcação, nós podemos realizar ações de prevenção e diagnóstico precoce de doenças, exames de rotina, vacinação e orientações médicas fundamentais para a detecção precoce de problemas de saúde, garantindo um tratamento mais eficaz e reduzindo a incidência de complicações”, afirma.

ATENDIMENTOS

Entre os atendimentos oferecidos pela unidade, estão consultas médicas com médico generalista e médico ginecologista, vacinação contra a covid-19 e H1N1, educação em saúde, acompanhamento de pré-natal, exame papanicolau, planejamento reprodutivo com possibilidade de inserção de DIU, realização de testes rápidos para ISTs, ofertas de exames laboratoriais, entre outros serviços.

A embarcação está equipada com uma farmácia, laboratório e cinco consultórios médicos, odontológicos e de enfermagem, além de uma enfermaria para a observação de pacientes.

CRONOGRAMA DE ATENDIMENTOS

24 e 25/07, das 8h às 17h30 - atendimento em São Carlos.
27 e 28/07, das 8h às 17h30 - atendimento em Nazaré.

TREINAMENTO

Para garantir um atendimento seguro e eficiente, a equipe que trabalha no Barco Saúde passou por um treinamento de noções básicas em acidentes de trabalho, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

A capacitação visou preparar a equipe fluvial para lidar com possíveis situações de emergência e acidentes que possam ocorrer durante a navegação. Questões como acidentes com animais peçonhentos, riscos de contaminação com materiais biológicos e choques elétricos foram abordadas no treinamento. Esse preparo é fundamental para garantir a segurança tanto da equipe quanto dos pacientes atendidos a bordo.






 

Fonte: PMPV
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法