22/08/2023
Aluna de São Miguel do Guaporé representa Rondônia no programa 'Jovem Senador'
Alunos das 27 unidades da federação participam da Semana de Vivência Legislativa, em Brasília.
A jovem estudante Karoliny Discher Martini, de 18 anos, da escola estadual Princesa Isabel, em São Miguel do Guaporé (RO), participa nesta semana do programa Jovem Senador, realizado pelo Senado Federal.

A jovem foi escolhida para representar o estado durante o programa. A Semana de Vivência Legislativa começou nesta segunda-feira (21) e segue até o próximo dia 25 de agosto.

Karoliny foi a primeira colocada estadual no concurso de redação do programa, que acontece desde 2008, neste ano o tema da redação foi “Saúde mental nas escolas públicas”.

Em seu texto Karoliny defendeu que o Ministério da Educação deva assegurar psicólogos e psicopedagogos para acompanhamento de casos relacionados à saúde mental. Em um trecho ela diz “Embora não haja psicopedagogos atuando nas escolas públicas, sua participação sempre foi necessária”.

Segundo a estudante, ela se encantou pelo programa. “O concurso de redação foi apresentado pela professora, assim que ela falou eu pesquisei sobre o projeto e a partir disso me encantei”, conta a jovem que foi eleita primeira-secretária do Senado Jovem.

Programação

De acordo com o Senado Federal, entre as atividades da Semana de Vivência Legislativa os jovens senadores participarão de debates em comissões, sessões especiais e uma exposição montada no Congresso Nacional para contar a história do programa.

Audiência pública

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realizará uma audiência pública no dia 23 de agosto, às 9h, para debater o tema "Saúde mental nas escolas públicas", tema da redação deste ano. O evento discutirá medidas para promover o bem-estar psicológico dos estudantes e a criação de ambientes escolares mais saudáveis.

Com o título Saúde Mental nas Escolas Públicas: promovendo ambientes de aprendizado saudáveis, a audiência discutirá com representantes da educação, psicólogos e jovens senadores o impacto da saúde mental na educação. O objetivo é explorar estratégias para estudantes lidarem com questões nas jornadas acadêmicas.

Sessão especial

O Jovem Senador será celebrado em uma sessão especial no Plenário do Senado, no dia 22 de agosto, às 10h, com a presença de ex-presidentes da Mesa Jovem de edições anteriores e colaboradores que ao longo dos anos contribuíram para a realização do programa.

Exposição

A exposição Da Sala de Aula ao Senado, o Amanhã Começa com a Nossa Voz, no Salão Negro, contará a história do programa do início até os dias atuais e a trajetória dos participantes, desde a inscrição no concurso de redação até a chegada a Brasília para tomar posse como jovens senadores.

Encerramento

A Semana de Vivência Legislativa termina com uma sessão de votação final dos projetos apresentados pelos jovens senadores no Plenário do Senado, tornando-se mais uma oportunidade para que os estudantes se envolvam no processo político e legislativo.

Edições anteriores

Desde 2008, Rondônia tem sido representada no programa Jovem Senador. Buritis, município do Vale do Jamari, é a cidade com o maior número de representantes, desde o começo do programa, o município já enviou cinco estudantes para participação no programa.

Os representantes de Buritis no programa Jovem Senador:

- Dagriane Cácia Zanchetta - Jovem Senadora em 2009

- Paulo Ricardo da Silva Gomes - Jovem Senador em 2010

- Isameire Demétrio da Silva - Jovem Senadora em 2011

- Ana Paula Schwengber - Jovem Senadora em 2014

- Nayara de Oliveira Silva - Jovem Senadora em 2019

Em cerca de 15 anos, todos os representantes de Rondônia no Programa Jovem Senador são do interior do estado.






 

Fonte: Jefferson Carvalho — Rede Amazônica
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法