25/08/2023
Redução de voos: Anac vem a Rondônia em setembro após companhias cortarem rotas
Reunião em Brasília, entre parlamentares e Anac, debateu sobre retirada de voos no estado pela Gol e Azul.
Uma reunião realizada nesta semana em Brasília, entre parlamentares federais de Rondônia e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), debateu a questão da redução de voos no estado. O encontro aconteceu um mês após Azul e Gol anunciarem cortes em suas operações em Rondônia.

Segundo acordado no encontro, a Anac vai vir a Rondônia em 4 de setembro para apresentar estudos a respeito da malha aérea no estado.

À Rede Amazônica, o deputado federal Maurício Carvalho (União) afirmou ter apresentado vários dados à agência quanto a escassez, cada vez maior, dos voos nos aeroportos rondonienses.

"Nosso objetivo é transformar essa reunião de Brasília em mais um passo significativo e direto quanto a resolução dos problemas enfrentados. Vamos trabalhar até que esta situação seja resolvida", afirma.

Já a deputada federal Silvia Cristina (PL) afirmou que o encontro foi produtivo, inclusive que a companhia Latam teria sinalizado interesse em retomar seus voos diretos entre Porto Velho e Manaus (como acontecia na época da TAM).

"A companhia estuda retornar os voos para Manaus e já retomou seus voos diretos para Guarulhos (SP). Com sugestão, falei que pode ser revertida a questão da judicialização, é só dar a resposta convincente para os casos de atrasos, e também de cancelamento de voos, a começar no balcão das empresas aéreas", diz.

Sobre a retomanda de voos, por meio a de nota, a empresa afirmou que "atualmente a LATAM Brasil opera a rota Brasília-Porto Velho com 7 frequências semanais; e São Paulo/Guarulhos-Porto Velho com 3 frequências semanais. Qualquer novidade em sua malha aérea será comunicada oportunamente pela companhia".

No final de julho, a Gol Linhas Aéreas anunciou a retirada de seus tradicionais voos diretos entre Porto Velho e Manaus. Na mesma semana, a Azul suspendeu voos no interior e alegou que a medida se deve a um alto índice de processos judiciais.

Em 16 de agosto, a redução da malha aérea foi discutida em reunião da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa de Rondônia. Apenas a Azul compareceu, e revelou que não vai mais oferecer voucher como acordo nas audiências judiciais em Rondônia.

Durante a fala na tribuna, o representante da Azul reafirmou que no estado existe uma alta judicialização contra a empresa e isso foi determinante para redução de suas operações no estado.

Quase 20 mil processos

Dados obtidos pelo portal g1 mostram que a Gol e a Azul foram processadas, juntas, quase 20 mil vezes em Rondônia entre 1° de janeiro do ano passado e 15 de junho deste ano.

Contra a Gol foram cerca de 4,5 mil ações e, desse total, 1.829 processos foram ingressados apenas no primeiro semestre de 2023, de acordo com balanço obtido por leitura dos processos no Tribunal de Justiça de Rondônia.

Mais de 400 judicializações citando a Gol entre janeiro e junho deste ano foram por cancelamento de voos, e quase 300 por atrasos.

Já a Azul foi processada 15 mil vezes no mesmo período, correspondendo a 62% dos processos envolvendo companhias aéreas.

Os números também mostram que dos 15 mil processos sofridos pela Azul, em 7% deles a pessoa que entrou com a ação, ganhou. Outros 10% dos processos foram julgados improcedentes, ou seja, o autor perdeu a causa.






 

Fonte: Jefferson Carvalho — Rede Amazônica
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法