Prefeitura dá continuidade à castração gratuita de cães e gatos
A gratuidade no serviço é assegurada aos tutores de baixa renda que estiverem cadastrados no CadÚnico, além de ONGs, protetores de animais independentes.
O programa de castração gratuita de cães e gatos, promovido pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), já realizou cerca de 800 castrações neste ano, com a meta de atingir 1.400 até o final do ano. O serviço é executado em uma clínica veterinária especializada, escolhida através de um processo licitatório.
"No momento, o foco é realizar as cirurgias e a Prefeitura vai ampliar o serviço, com nova licitação em andamento para definir a clínica, além de chamamento público de instituições", informou o secretário da Sema, Robson Damasceno.
"A Prefeitura de Porto Velho, preocupada com o bem-estar animal, está ampliando cada vez mais o programa. A castração gratuita de cães e gatos deve atingir 1.400 animais neste ano. Para 2024, vamos ampliar esse programa, com nova licitação para definir a clínica que vai fazer o serviço, chamamento público de instituições, e a novidade será o Castramóvel, adquirido com emenda da deputada estadual Ieda Chaves, além de ampliarmos a parceria com associações e universidades", explicou o secretário.
CADASTRO
A gratuidade no serviço é assegurada aos tutores de baixa renda que estiverem cadastrados no CadÚnico, além de ONGs, protetores de animais independentes. Os interessados devem se dirigir à Sema, à rua General Osório, nº 81, Centro, levando os documentos pessoais como RG, CPF, comprovante de residência e de renda ou comprovação de inscrição no CadÚnico. Após o cadastro, é preciso recolher a guia de castração.
"Na Sema, fazemos o cadastro e agendamos para a clínica, onde é feito o exame de avaliação para confirmar se o animal está apto para a castração. Todo esse processo é gratuito e realizado por profissionais qualificados, e inclusive é implantado no animal um microchip de identificação, para controle", completou o secretário.
Carlos Alexandre Maio é médico veterinário e um dos responsáveis pelas cirurgias de castração. Ele aponta que a castração assegura a redução no número de animais, promovendo uma ação de saúde pública. "O mesmo procedimento que fazemos para os animais atendidos no particular, fazemos no caso dos animais cadastrados para a castração na Sema. E temos ainda o diferencial que é a colocação do microchip, de forma gratuita", observou.
TUTORES
Oseias Coelho, morador do bairro Aeroclube, fez o cadastro na Sema e levou a sua gata Seda, da raça Siamês, para a avaliação e posterior castração. "Ela tem quatro anos, já temos dois filhotes em casa e chegou a hora de castrá-la. Não gostava de gatos, mas desde que fui morar com a minha esposa que a Seda virou o meu xodó e tenho muito cuidado com ela. É importante esse trabalho que a Prefeitura oferece e as pessoas devem aproveitar e castrar seus animais, pois temos muitos animais soltos nas ruas e isso não é bom", avaliou.
A dona de casa Josélia reside no São Sebastião e levou o seu cachorro Bento, de dois anos, para ser avaliado e em seguida, se o animal estiver apto, ser castrado. "Tenho duas cadelas, a Suzy e a Amora. A Suzy já foi castrada também pelo programa da Prefeitura. A Amora, eu paguei pela cirurgia cerca de R$ 300. Acho bom que a gente possa fazer de graça a castração", observou.