11/09/2023
Saúde alerta sobre aumento de casos de sífilis em Porto Velho
Quando não tratada a tempo, pode comprometer o sistema nervoso central, o sistema cardiovascular e órgãos como olhos, pele e ossos.
A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada, principalmente, por meio de relação sexual desprotegida, por isso, a melhor forma de prevenção da doença é o uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais.

A sífilis adquirida também pode ser transmitida de uma pessoa para a outra durante o sexo (anal, vaginal ou oral) sem preservativo, por transfusão de sangue, ou durante a gravidez e o parto (da mãe infectada para o bebê). Quando não tratada a tempo, pode comprometer o sistema nervoso central, o sistema cardiovascular e órgãos como olhos, pele e ossos.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), os sintomas podem se manifestar de forma sintomática ou assintomática, e os sinais variam de acordo com cada estágio da doença, que se divide em sífilis primária, secundária, latente ou terciária.

A médica Ethianne Bastos, coordenadora municipal da sífilis na Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), explica que uso de preservativos durante as relações sexuais pode reduzir significativamente o risco de contrair e transmitir a doença, e reforça a importância de iniciar o tratamento de forma precoce.

“É fundamental que a população se atente ao uso da camisinha masculina ou feminina, pois ela é a única forma de evitar a doença. Quando não tratada a tempo pode trazer diversos riscos à saúde. Mas é sempre bom lembrar que a sífilis é uma doença que tem cura e tratamento. Por nem sempre apresentar sintomas, principalmente nas fases iniciais, o teste rápido e o tratamento iniciado precocemente é fundamental para a redução dos casos”, afirma a médica.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Semusa, a infecção teve aumento significativo na capital. De janeiro até agosto de 2023, 672 casos de sífilis adquirida foram confirmados, os dados ainda apontam que o município de Porto Velho registrou mais de 3 mil casos de sífilis nos últimos cinco anos.

Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio do Núcleo das IST (HIV/aids/hepatites e sífilis) do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), intensifica ações de combate e prevenção à doença.

"A Semusa, através dos Departamentos de Vigilância em Saúde e de Atenção Básica realiza capacitações para que os profissionais possam atender da melhor forma a população. Além disso, palestras educativas de incentivo ao cuidado e bem-estar são realizadas com frequência para estimular a prevenção da doença. A rede de saúde municipal está preparada com testes e tratamentos, e pedimos que as pessoas não fiquem com vergonha de cuidar da saúde”, enfatiza a médica e coordenadora municipal da sífilis.

Em Porto Velho, os testes rápidos de sífilis e outras IST e o tratamento para a doença estão disponíveis em todas as unidades de saúde. Para realizar o agendamento, o paciente deve ter em mãos um documento oficial com foto e o cartão do SUS.






 

Fonte: PMPV
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法