04/10/2023
Mobilizado por conta da estiagem que afeta o Norte do país, Governo Federal inicia serviço de dragagem em rios da Amazônia
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPOr) vai fazer a dragagem nas regiões do Tabocal e da foz do Rio Madeira.
Em razão da estiagem histórica que vem assolando o Norte do país, em especial os estados do Amazonas e Rondônia, o Governo Federal decidiu antecipar para esta quarta-feira (4) o início das obras emergenciais de dragagem no canal de navegação do Rio Solimões, entre as cidades de Tabatinga e Benjamin Constant (AM).

A Ordem de Serviço para o início imediato dos trabalhos será assinada pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

A decisão foi anunciada pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, durante reunião interministerial realizada na tarde desta terça-feira (3), na qual esteve presente o ministro Costa Filho. Essa foi uma das ações confirmadas durante o encontro, que teve também a confirmação da visita técnica aos locais mais afetados do Norte.

O serviço de dragagem no Rio Solimões será realizado ao longo de oito quilômetros de extensão, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A previsão é que a dragagem, que custará cerca de R$ 38 milhões, dure cerca de 30 dias. Nesse período, o DNIT vai monitorar o Rio Solimões, para identificar se há necessidade de serviços em outros pontos.

“A expectativa, sob orientação do presidente Lula, é que a gente possa trabalhar de maneira coletiva e integrada, para enfrentarmos os desafios impostos pela seca na região, com o objetivo de atender a população dos municípios mais afetados e, sobretudo, para minimizar os impactos no escoamento da produção e no transporte de medicamentos e equipamentos de saúde”, destacou o ministro Costa Filho.

Mais obras e visita

Outra ação a ser adotada pelo Ministério de Portos e Aeroportos é a realização da dragagem nas regiões do Tabocal e da foz do Rio Madeira. O Governo Federal vai investir R$100 milhões na dragagem ao longo de 12 quilômetros de extensão, que deverá ter início na segunda quinzena de deste mês. A estimativa é que o contrato para essa obra seja assinado nos próximos dias.

Liderado pelo vice-presidente Alckmin, o Governo Federal vai visitar a região assolada pela seca no Norte do país nesta quarta-feira (04). Além do ministro Costa Filho, a comitiva deve contar com os ministros dos Transportes, Minas e Energia, Meio Ambiente, Integração e do Desenvolvimento Regional, dos Povos Indígenas, entre outras autoridades.






 

Fonte: Ministério de Portos e Aeroportos
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法