Audiência no MPT na última sexta-feira, 04. Foto: MPT/Divulgação. O Sistema Integrado Municipal de Transporte de Passageiros (SIM) o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Coletivo Urbano, Escolar, Metropolitano e Afins de Passageiros no Estado de Rondônia (Sitetuperon) e a Prefeitura de Porto Velho se reuniram na última sexta-feira, 04, em uma reunião para firmar acordo extrajudicial no Ministério Público do Trabalho (MPT).
Entre os termo do acordo assinado o SIM se compromete a contratar 900 pessoas até março do ano que vem, dando prioridade aos trabalhadores que atuam nas empresas Rio Madeira e Três Marias. Outro compromisso assumido foi o de começar a operar já a partir do próximo dia 27 deste mês com uma frota de 110 veículos entre ônibus e mircro-ônibus, a frota deve ser ampliada para um total de 180 até o ano que vem.
Até o dia 27 o consórcio tem a previsão de contratar cerca de 550 funcionários, ampliando o quadro para ano que vem quando serão contratados mais 350 totalizando 900. O Sitetuperon se comprometeu a enviar até a próxima terça-feira, 08, uma lista com todos os funcionários tanto da Rio Madeira quanto da Três Marias. Todos que estiverem aptos ao trabalho serão contratados incluindo os idosos com previsão de aposentadoria para os próximos 5 anos.
Para que facilitar a contratação imediata de trabalhadores o Sitetuperon e o MPT entrarão com uma ação civil coletiva que solicita a rescisão indireta dos contratos de trabalhos. O pedido foi entregue ao próprio MPT e a Procuradoria Regional do Trabalho da 14° região com data para o dia 26 de dezembro, um dia antes do inicio das operações do SIM.