21/11/2023
Alunos da rede municipal são avaliados pelo Saero
Alunos dos 2º, 3º, 5º e 9º anos estão sendo avaliados pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação de Rondônia.
Para implantar um sistema permanente de avaliação de desempenho dos alunos do ensino fundamental e do ensino médio, que subsidie as secretarias municipais e estadual de Educação nas tomadas de decisão quanto à Política Educacional, alunos dos 2º, 3º, 5º e 9º anos estão sendo avaliados pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação de Rondônia (Saero).

De acordo com a secretária municipal de Educação, Gláucia Negreiros, são 15.493 estudantes na rede municipal, que estão fazendo provas. “São avaliações de Matemática e Língua Portuguesa, e em três dias, todos os alunos terão passado por essa avaliação do Saero 2023. No ano passado nossos alunos foram destaques, obtendo os melhores desempenhos em oito das dez escolas com as melhores notas. Esse ano, a expectativa é avançar mais ainda com as notas”, disse otimista a titular da pasta.

“O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Rondônia (Idero), depende da composição, em conjunto com as taxas de aprovação verificadas pelo Censo Escolar, e demais indicadores mensurados a partir desse processo avaliativo”, comentou Juliene Rezende, diretora de Políticas Educacionais da Semed.

“Vamos verificar o desempenho dos alunos nas séries do ensino fundamental e das turmas do ensino médio no baixo Madeira, de modo a fornecer ao sistema de ensino, às equipes técnico-pedagógicas, e às unidades escolares, informações que subsidiem a viabilização da articulação dos resultados da avaliação com o planejamento escolar, a capacitação e o estabelecimento de metas para o projeto
de cada escola, em especial a correção do fluxo escolar e a aquisição das aprendizagens essenciais definidas pelo referencial curricular”, completou.

Segundo a Semed, as provas avaliativas serão aplicadas até quinta-feira (23) para 5.528 alunos do 2º ano, 5.042 alunos do 3º ano, 4.673 alunos do 5º ano e 250 alunos do 9º ano.

O QUE É SAERO?

O Sistema Permanente de Avaliação da Educação de Rondônia (Saero) é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Educação de Rondônia, que tem como propósito fortalecer o regime de colaboração entre o estado e municípios, bem como fornecer subsídios pedagógicos às secretarias nas tomadas de decisão referentes à politica educacional.






 

Fonte: PMPV
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法