O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Rondônia já disponibilizou as inscrições para cursos gratuitos de Aprendizagem Industrial Básica e Aprendizagem Industrial Técnica para a comunidade. São vagas que abrangem diversos segmentos da indústria, para os interessados em todo o Estado.
São cursos com duração de seis meses a um ano e meio, tendo como requisitos para os interessados, a idade de 14 a 23 anos e 11 meses e que estejam cursando, no mínimo, o nono ano do Ensino Fundamental, para os cursos de qualificação e cursando a partir da segunda série do Ensino Médio, para os cursos técnicos. As inscrições vão até o dia 7 de janeiro de 2024. O período de matrícula para os candidatos aptos, ocorre de 8 a 19 de janeiro.
O objetivo principal é contribuir para que a indústria local continue se fortalecendo e o Senai fazendo sua parte quanto à qualificação de mão de obra. Para facilitar o acesso aos cursos, as aulas ocorrem na forma presencial e Ensino à Distância (EAD), o que permite atingir alunos de qualquer município, sendo a parte prática dos cursos, realizada presencialmente nas unidades do Senaide Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Jaru, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena.
Conforme o diretor regional do Senai, Alex Santiago, o programa de gratuidade preza principalmente, pela inserção do cidadão de baixa renda nesse mercado de trabalho tão competitivo, mas de forma técnica e com alta qualidade na capacitação do futuro profissional. ”Através das aulas no formato EAD, a gratuidade também beneficia jovens rondonienses que residem nas cidades onde não têm escolas do Senai, necessitando apenas sua presença no período em que ocorrerem as aulas práticas”, afirmou.
Para saber mais informações, basta acessar a página do Senai para conhecer todos os cursos gratuitos disponíveis, bem como o edital com todas as informações. O diretor regional do Senai alerta quanto à importância da leitura do edital, pois nele constam todos os requisitos, prazos e documentação necessária para a efetivação da inscrição do candidato.