Um acidente ocorrido por volta das 00h00, deste domingo (08), no quilômetro 818 da BR-364, sentido Rio Branco, próximo à Mutum Paraná, à cerca de 160 quilômetros de Porto Velho, ceifou a vida do Juiz Federal de Rondônia, Herculano Martins Nacif. De acordo com informações veiculadas o juiz viajava sozinho em uma camionete, quando o veiculo saiu da pista em um determinado trecho vindo a capotar e cair na ribanceira.
Nascido em Abre Campo (MG), Herculano Martins Nacif era titular da 5ª vara ambiental e agrária da Justiça Federal em Rondônia. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Sete Lagoas/MG, em 1987. Era pós-graduado em Direito Público pela Faculdade Direito de Sete Lagoas/MG, em 1991. Advogou de 1987 até 1998, quando assumiu o cargo de Defensor Público em Minas Gerais, função que exerceu até o ano de 2001, quando assumiu a magistratura federal. Como Juiz Federal, atuou em Belém, Altamira, Marabá, Belo Horizonte, Ji-Paraná. O juiz completaria 52 anos no próximo domingo, 15 de novembro.
O Juiz Federal, Dimis Braga, diretor do foro da Justiça Federal junto com uma equipe esteve no local onde providenciou o translado do corpo. Ele afirmou que todas as homenagens da corporação serão prestadas ao Juiz falecido. O velório esta marcado para as 17h30min na Justiça Federal de Porto Velho, porém o corpo será transladado para seu Estado natal ainda durante esta madrugada.