29/12/2023
Biblioteca Municipal Francisco Meirelles completa 50 anos de criação
A Biblioteca Municipal Francisco Meirelles funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, sem intervalos, e está situada à rua Dom Pedro II, 826, no Centro.
A Biblioteca Municipal Francisco Meirelles completa 50 anos de criação neste sábado, dia 30. Com um acervo de mais de 60 mil exemplares, a biblioteca passou por melhorias e oferece uma variedade de títulos, desde temas acadêmicos a romances e literatura infantojuvenil.

Criada através da Lei nº 85, de 30 de dezembro de 1973, na gestão do então prefeito e médico Jacob Freitas Atallah, a biblioteca foi inaugurada no dia 24 de janeiro de 1975, e recebeu o nome do sertanista Francisco Meirelles, defensor dos povos indígenas e com atuação destacada pelas expedições realizadas na Amazônia.

"Celebramos os 50 anos da biblioteca, um momento privilegiado. A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), investiu na melhoria da estrutura da Francisco Meirelles e cada vez mais estamos trazendo novos leitores, que é um desafio em tempos digitais", destacou a secretária da Semed, Gláucia Negreiros.

Com a estrutura restaurada, com acervo catalogado e salas climatizadas, a população agora pode aproveitar o espaço com mais comodidade e com atendimento especializado para pessoas com deficiência visual, com a tecnologia dos óculos OrCam MyEye, que escaneia e transforma textos em áudio, além de uma sala de braile. A biblioteca possui também sala infantil, espaço dedicado aos deficientes visuais, com obras em braile e opções como a TV com lupa eletrônica.

"Desde que retomou a sua atividade, em julho de 2022, a Biblioteca Francisco Meirelles emprestou mais de 4 mil exemplares e ofertou milhares de obras para consulta no local. Estamos felizes com a celebração dos 50 anos de criação e fazemos um chamamento para que as pessoas de todas as idades possam conhecer, frequentar e desfrutar do nosso acervo", disse o diretor da biblioteca, Carlos Augusto.

FUNCIONAMENTO


A Biblioteca Municipal Francisco Meirelles funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, sem intervalos, e está situada à rua Dom Pedro II, 826, no Centro. Para se cadastrar, o interessado deve levar documento com foto e comprovante de residência. Parte do acervo geral está disponível apenas para consulta no local, mas boa parte é disponibilizada para empréstimos.

Também há uma extensão da biblioteca que funciona na Praça CEU, na zona Leste de Porto Velho.






 

Fonte: PMPV
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法