Operação Reverso: em 48 horas forças de segurança pública realizam 15 prisões em Porto Velho
A ação tem objetivo de recapturar apenados que saíram do sistema prisional para a saída temporária de fim de ano, e demais indivíduos que estejam foragidos.
A “Operação Reverso” apreendeu na última sexta-feira (19), sete foragidos do sistema prisional, totalizando 15 prisões realizadas em 48 horas. A ação conjunta entre Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), tem objetivo de recapturar apenados que saíram do sistema prisional para a saída temporária de fim de ano, e demais indivíduos que estejam foragidos, em cometimento de flagrante, e em descumprimento das demandas judiciais.
A operação é mais uma estratégia do Governo do Estado que utiliza a integração da Polícia Militar e Polícia Penal, para intensificar o combate à criminalidade. Participaram da ação policiais militares, policiais penais do Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (GAPE) e policiais penais da Unidade de Monitoramento Eletrônico (Umesp).
O diretor da Umesp, Eliel de Souza, explicou que a logística montada para a ação garantiu a efetividade da operação em conjunto. “A Sejus realiza o levantamento com os dados dos indivíduos que se encontram em desconformidade com a lei, e com o apoio da polícia militar realizamos as buscas nas residências, hoje as equipes se deslocaram para zona central, leste, norte e sul de Porto Velho, realizando quatro mandados de prisão e três recapturas de foragidos.
Segundo o secretário da Sejus, Marcus Rito, a junção das especificidades de cada força policial, aumenta os resultados em prol da segurança no estado.