29/01/2024
Mutirão de inserção de DIU beneficia cerca 250 mulheres em Porto Velho
A ação realizada faz parte das inúmeras estratégias da rede municipal de saúde em ampliar o acesso aos métodos contraceptivos seguros e eficazes às mulheres.
Quase 250 mulheres participaram da 4ª edição do mutirão de inserção do dispositivo intrauterino (DIU) promovido pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). A ação aconteceu no Centro de Referência de Saúde da Mulher.

O DIU é um método contraceptivo que faz parte do planejamento reprodutivo, para que este seja adequado às necessidades das pessoas em seus diferentes momentos de vida e que haja redução das gestações não planejadas, dos abortos inseguros e da morbimortalidade materna e infantil.

Segundo a secretária-adjunta da Semusa, Marilene Penati, que esteve presente na ação, “o objetivo é reduzir o índice de gravidez indesejada, de gravidez na adolescência e a morbimortalidade materna e neonatal. Com a implantação do DIU, as mulheres podem se planejar para o momento em que desejam, promovendo maior qualidade de vida para elas, para que tenham uma vida sexual ativa e saudável”, destaca Marileni Penati.

A ação realizada faz parte das inúmeras estratégias da rede municipal de saúde em ampliar o acesso aos métodos contraceptivos seguros e eficazes às mulheres.

A deputada estadual Ieda Chaves, que também esteve presente no mutirão, destacou a importância da atividade para as mulheres da capital.

“Sem dúvidas, é uma atividade muito importante e fundamental, pois aqui as mulheres, que implantarem o DIU, poderão traçar um planejamento familiar eficaz para que as nossas crianças venham com muita saúde e tenham todo apoio da família”, relata Ieda Chaves.

Aos 20 anos e casada, Vitória Beatriz foi uma das mulheres que realizou a inserção do DIU. A jovem planeja ter filhos, mas em um momento mais estável da vida. “Quando eu vi o banner dessa ação, eu já corri para fazer meu agendamento. Eu sou muito nova, então eu tenho planos na minha vida. Quero estudar, me formar e depois poder dar a luz a um bebê. Quero que meu filho venha em um momento em que eu e o pai dele, estejamos com melhores condições”, explica Vitória.

Já Vanessa Ortiz é mãe de dois filhos. Ela decidiu fazer a implantação do DIU para seguir os outros projetos de vida. “Agora eu quero focar em outras ações. A gente sabe que não é fácil criar filhos, pois precisamos trabalhar para manter a família. Então a implantação desse DIU vai me ajudar muito. Lá na frente, quem sabe, eu planeje uma nova gestação”, conta.

Durante o mutirão, cerca de 15 equipes multidisciplinares, entre enfermeiros, médicos e residentes, atuaram na ação. Dados da Semusa apontam que 248 mulheres realizaram a inserção do DIU em apenas um dia.

A ação contou também com a oferta de testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), palestras educativas sobre o tema e outras ações para o fortalecimento da saúde da mulher.

ROTINA

Segundo o diretor do Centro de Referência de Saúde da Mulher, Marcelo Villar, a oferta do DIU já faz parte das ações da Semusa. Quem não conseguiu participar do mutirão, pode fazer a solicitação na rede pública municipal.

“A porta de entrada para a inserção dos dispositivos são as unidades básicas de saúde. Lá, a paciente faz o agendamento com a equipe de estratégia de saúde da família e passa pela análise dessa equipe. A partir disso, a mulher é encaminhada aqui para o Centro de Referência de Saúde da Mulher e, caso se enquadre nos requisitos estabelecidos pela medicina, já inicia o processo para a inserção do DIU”, explica Marcelo Villar.

PRESERVATIVOS

Além disso, a Prefeitura disponibiliza, em sua rede de saúde, outros métodos para evitar uma gravidez não planejada como os preservativos (masculinos ou femininos), que também têm a função de proteger contra ISTs, pílula anticoncepcional, contraceptivo injetável, anel vaginal e adesivo cutâneo.

Esses métodos estão disponíveis nas unidades de saúde da rede pública municipal, na sede da Semusa e nos centros especializados. Para ter acesso ao método não precisa fazer cadastro nem apresentar cartão do SUS. Também não há limite de quantidade por usuário.






 

Fonte: PMPV
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法