09/02/2024
“Pit Stop da Prevenção” orienta motoristas e pedestres da zona Leste sobre infecções sexualmente transmissíveis
A iniciativa faz parte das ações de educação em saúde e orientação sexual, intensificadas durante o período de Carnaval.
Nesta sexta-feira (9), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou duas ações de pit stop com o objetivo de promover a conscientização e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's). Esta iniciativa faz parte das ações de educação em saúde e orientação sexual, intensificadas durante o período de Carnaval.

A abordagem teve como público-alvo pedestres, motoristas e até passageiros do transporte coletivo que circulavam pela zona Leste de Porto Velho. Além das orientações, foram distribuídos preservativos masculinos e femininos. A ação foi realizada pelas Unidades de Saúde da Família (USF) Hamilton Gondim e Ernandes Índio, nas avenidas José Amador dos Reis e Mamoré.

Além do pit stop, as unidades se mantiveram abertas para realização de testes rápidos para detecção de IST's, atualização do cartão vacinal, consultas clínicas e palestras educativas. A comunidade teve a oportunidade de se informar sobre práticas de sexo seguro e a importância da prevenção na transmissão de doenças.

“É muito importante essa ação, pois ajuda as pessoas a se prevenir contra as infecções sexualmente transmissíveis, fora a visibilidade para o tema, que é necessária, né?”, apontou Rose Souza, uma das pacientes abordadas pela equipe de saúde da USF Hamilton Gondim.

Solieuzo Oliveira, gerente da USF Hamilton Gondim, reforça que é esse o papel da rede de atenção básica, trabalhar com a prevenção de doenças.

“Por isso saímos do ambiente interno da unidade para levar as informações e alguns métodos de prevenção para quem não consegue buscar. Aqui na zona Leste a demanda é muito grande e toda a equipe de saúde se engajou para levar as informações e os métodos de prevenção para o maior número de pessoas”.

Essa ação não é um evento isolado, mas parte de um esforço contínuo da Prefeitura de Porto Velho para intensificar as ações de educação em saúde e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis durante todo o mês de fevereiro.

“É uma resposta proativa às demandas de saúde pública, especialmente em períodos festivos como o Carnaval, onde há um aumento no número de atividades sociais e, consequentemente, uma maior exposição a riscos de transmissão de doenças”, explicou Vanessa Correia, gerente do Núcleo de ISTs da Semusa.

Em todas as ações que realiza, a Semusa incentiva a população a aproveitar os serviços oferecidos na rede municipal para prevenção e cuidado com a saúde sexual. Todas as unidades oferecem o preservativo gratuitamente. Na hora de pegar esses materiais, não é necessário preencher cadastro ou enfrentar fila, também não há limitação de quantidade a ser distribuída.

Confira aqui todas as formas de prevenção das infecções sexualmente transmissíveis.






 

Fonte: PMPV
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法