23/02/2024
Prefeitura reúne secretarias municipais para grande força-tarefa contra a dengue
O mutirão, integrado por diversas secretarias municipais, será realizado nos bairros com maior índice de infestação do mosquito Aedes aegypti.
A Prefeitura de Porto Velho inicia, na próxima segunda-feira (26), uma grande força-tarefa contra a dengue. O mutirão, integrado por diversas secretarias municipais, será realizado nos bairros com maior índice de infestação do mosquito Aedes aegypti.

O trabalho prevê serviços de roçagem, capinação, raspagem, varrição, recolhimento de resíduos (lixo), limpeza de boca de lobo, além de orientações e educação em saúde, ambiental e sanitária.

1° Etapa – Educação e Orientação

A fase inicial da força-tarefa, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e seus parceiros, tem como objetivo informar sobre os desdobramentos da operação e como cada cidadão deve participar. O bairro Castanheira será o primeiro a receber a visita dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), a partir de 26 de fevereiro.

2° Etapa – Mutirão de Limpeza

A partir do dia 4 de março, inicia a etapa de visita domiciliar por parte dos Agentes de Combate a Endemias (ACE), com serviços de educação em saúde e orientação sobre o mosquito e as doenças causadas (dengue, zika e chikungunya).

Juntamente com os ACEs, inicia a fase operacional de limpeza, com o recolhimento de todo o resíduo descartado nas ruas do bairro Castanheira, conforme o cronograma previamente definido. Nas datas e ruas onde o serviço será realizado, a população deve depositar o lixo na frente de suas residências para que o maquinário faça o recolhimento.

Nessa fase da força-tarefa, entra o trabalho da Secretarias Municipal de Serviços Básicos (Semusb), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), Secretaria Municipal de Obras (Semob), Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric) com o emprego de máquinas, equipamentos e recursos humanos.

Para o secretário da Semusb, Cleberson Pacheco, "a divisão do mutirão em fases é fundamental para garantir maior adesão da sociedade, além de orientar os moradores sobre quais resíduos devem ser descartados e como fazer".

A força-tarefa contra a dengue deve ser uma ação contínua, desenvolvida pelos próximos meses, em constante atualização nos canais oficiais da Prefeitura, sempre com foco nos bairros com mais índice de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Robson Damasceno, "é fundamental o empenho de todos nesse combate, que envolve a conscientização sobre como prevenir focos do mosquito e proteger a todos".

Eliana Pasini, secretária municipal de saúde, explica que o objetivo da ação conjunta é trabalhar em todos os aspectos que envolvem a dengue, começando pela educação e finalizando com a limpeza.

“Somente orientando e tratando os pacientes não teríamos tanta eficiência contra essa doença, pois isso essa grande mobilização de secretarias para que possamos, juntos, orientar, tratar e também auxiliar no recolhimento de materiais que servem de criadouros do mosquito e que, nem sempre, as pessoas conseguem descartar”, explicou a secretária.

Fiscalização

No imóvel onde as equipes precursoras identificar irregularidades, como criadouros do mosquito, e houver a recusa do proprietário em participar/colaborar com a ação, os fiscais da Vigilância Sanitária também entrarão em cena para autuar os responsáveis.






 

Fonte: PMPV
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法