28/02/2024
População deve redobrar cuidados com a gripe e tétano durante o período chuvoso
Vacina influenza e antitetânica estão disponíveis nas unidades de saúde de Porto Velho.
Com a intensificação das chuvas e diminuição das temperaturas, casos de gripe e tétano tendem a aumentar durante o período chuvoso. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) orienta a população sobre medidas preventivas que podem evitar adoecimentos. Em Porto Velho, a vacina contra a influenza e antitetânica estão disponíveis nas unidades de saúde do município.

Segundo o médico da Semusa, Cesar Oliveira, durante o inverno amazônico é preciso redobrar os cuidados com a saúde.

“Nesta época do ano, os casos de gripe aumentam por diversos motivos. Alguns deles são a aglomeração de pessoas em lugares fechados com pouca ventilação, facilitando a transmissão do vírus. Outro ponto importante é a mudança de temperatura, que pode afetar o sistema imunológico da população”, relata o médico.

O médico explica também, que, com a temporada de chuvas, ruas alagadas acabam sendo mais recorrentes neste período, o que facilita os casos de tétano acidental.

“O tétano acidental é uma infecção causada pela bactéria Clostridium tetani, que é geralmente encontrada na água suja, poeira, galhos e em fezes de animais. Ele acessa o organismo através de ferimentos ou lesões de pele. As águas das enchentes que transbordam carregando consigo lama e lixo e, consequentemente, facilitando o contato com entulhos e destroços podem provocar lesões na pele e o adoecimento por tétano”, esclarece.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), a gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Ao todo são quatro tipos de vírus: A, B, C e D. Influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Os principais sintomas da gripe são: febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça.

Já o tétano acidental é uma doença grave, não contagiosa, que é encontrada na natureza. Quando não tratado corretamente, pode matar. Entre os sinais e sintomas tétano estão: câimbras musculares, rigidez abdominal, dificuldade de abrir a boca, dores nas costas, braços e pernas.

“A principal forma de prevenção dessas doenças é a vacinação, que está disponível, gratuitamente, em toda a rede municipal”, finaliza o médico da Semusa.

VACINAÇÃO

Em Porto Velho, a campanha de vacinação contra a gripe estará disponível somente até o dia 29 de fevereiro. Por isso, é importante que quem ainda não recebeu o imunizante procure uma unidade mais próxima de sua casa.

A vacina contra gripe e tétano está sendo ofertada em todas as unidades de saúde da capital. Para se vacinar, o cidadão deve se dirigir até uma unidade de saúde, portando cartão do SUS ou CPF.

Confira os locais e horários de vacinação neste link.

OUTROS CUIDADOS

Além da vacinação, a Semusa orienta a população a adoção de outras medidas de prevenção durante o período chuvoso. São elas:


- Lavar as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento;

- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

- Cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir;

- Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

- Mantenha os ambientes bem ventilados;

- Evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;

- Evite sair de casa em período de transmissão da doença;

- Evite aglomerações e ambientes fechados;

- Utilizar de equipamentos de proteção individual como botas, luvas, capacetes e outros;

- Evitar contato com água de enchentes, alagações;

- Não nadar ou tomar banho com água contaminada pela inundação;

- Cobrir cortes ou arranhões com bandagens à prova d’água.






 

Fonte: PMPV
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法