05/03/2024
Prefeitura de Porto Velho usa resultados de avaliações para promover ajustes na rede municipal de ensino
Na edição 2023, as provas foram aplicadas em novembro para 15.493 estudantes na rede municipal.
A rede municipal de ensino de Porto Velho conta com cerca de 44 mil alunos matriculados. Para conhecer melhor a realidade do processo de ensino e aprendizagem, a Prefeitura da capital, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), criou, em 2017, a Prova Institucional Avalia Porto Velho. Trata-se de um instrumento pedagógico de coleta de informações para avaliar os níveis de proficiência da aprendizagem dos estudantes atendidos na rede municipal de ensino.

Com base nessas informações, a Semed vai promovendo ajustes e reforçando onde é mais necessário, para que haja a melhoria no processo de aprendizagem, além de oportunizar atingir ou superar as médias nacionais projetadas para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Outra ferramenta importante que a Semed tem utilizado para avaliação da rede municipal de ensino é o Sistema Permanente de Avaliação da Educação de Rondônia (Saero). Criado pelo Governo do Estado, o Saero avalia as turmas do 2º, 3º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, nos componentes curriculares língua portuguesa e matemática, nas escolas da rede municipal e estadual do estado de Rondônia.

AVALIA

O Avalia Porto Velho tem como público-alvo todos os estudantes matriculados em turmas do 2º ao 9º ano do ensino fundamental, nas escolas urbanas e rurais. No ano passado, foram avaliados 22.426 estudantes distribuídos em 1.167 turmas escolares de 110 escolas das zonas urbana e rural. Os alunos são avaliados anualmente nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.

Com base nos resultados, a Semed realiza uma devolutiva pautada em orientações metodológicas para os professores e gestores com vistas à recomposição da aprendizagem voltada aos alunos avaliados que demonstraram mais necessidades. "E nesse trabalho, é importante destacar a parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), que propiciou a implantação do programa Alfabetiza Porto Velho, que tem sido decisivo para a melhoria dos índices educacionais da nossa rede municipal de ensino", relatou a secretária da Semed, Gláucia Negreiros.

De acordo com a secretária, o Avalia Porto Velho diagnosticou um aumento na média a partir do 2º, 3º e 4º ano, com 78% de aproveitamento na aprendizagem.

SAERO

O Saero é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Em 2023, o Município de Porto Velho teve sete das dez melhores escolas em termos de desempenho na avaliação do Estado, no 2º ano do ensino fundamental, comprovando os avanços educacionais que o município tem registrado nos últimos anos, fruto de investimentos, planejamento e do empenho de professores, diretores e de toda a rede pública de ensino. No 5º ano do ensino fundamental, duas escolas municipais da capital estão entre as dez melhores do Estado.

Na edição 2023, as provas foram aplicadas em novembro para 15.493 estudantes na rede municipal, sendo 5.528 alunos do 2º ano, 5.042 alunos do 3º ano, 4.673 alunos do 5º ano e 250 alunos do 9º ano. O resultado dessa avaliação deve ser divulgado ainda no primeiro semestre de 2024.

No 2º ano do ensino fundamental, as sete escolas com melhor desempenho entre as dez melhores do Estado foram as Escolas Municipais Antônio Ferreira da Silva, Senador Darcy Ribeiro, São Pedro, Tucumã, Professor Pedro Tavares Batalha, Guadalupe e Voo da Juriti. Já no 5º ano do ensino fundamental, as duas escolas municipais de Porto Velho, com melhor desempenho entre as dez melhores do Estado, foram a Auta de Souza e Padre Geovani Mendes.






 

Fonte: PMPV
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法